domingo, 28 de fevereiro de 2016

Conta de luz da Ampla terá aumento em março

A concessionária de energia Ampla, cujo reajuste médio no ano passado foi de 37,34% (30,25% para residências), teve um pedido de aumento extraordinário para este ano negado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A solicitação foi feita ainda em 2015. Apesar disso, a empresa terá o direito de aplicar, em 15 de março, seu aumento anual de tarifas. Os percentuais, porém, ainda não foram divulgados.

Este ano, porém, a conta de luz deverá dar um refresco, segundo o consultor Fábio Cuberos, gerente de regulação do Grupo Safira, especializado em tarifas de energia. Para ele, a melhora dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas tornou o cenário otimista, permitindo estabilidade de tarifas ou aumento em torno de, no máximo, 2%.

A mudança de bandeira tarifária, que reflete em cores a gravidade da situação energética do país e que será reduzida de vermelha para amarela, em 1º de março, também vai ajudar, já que se deixará de pagar R$ 3 a mais a cada 100kWh consumidos para desembolsar R$ 1,50. Outro fator é que o governo reduziu encargos das empresas.

Fonte: G1