sábado, 2 de fevereiro de 2013

Itaperuna – Aulas da UFF estão suspensas desde dezembro



Desde dezembro do ano passado, alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Itaperuna estão sem aulas, devido à falta de pagamento da ajuda de custo, no valor de R$ 2.200 por mês, para estadia, alimentação e transporte do corpo docente, praticamente composto por profissionais de fora do município. Os alunos, que ficaram sem aula de maio a setembro por conta da greve, ainda devem cumprir o restante do calendário letivo referente ao segundo semestre de 2012.

Em entrevista ao O Diário do Noroeste, Esmeralda Bussade, presidente da Fundação Universitária de Itaperuna (Funita), instituição conveniada com a UFF no município, esclareceu que a inadimplência iniciou com o governo anterior, em julho de 2012.

Ela explica que a Funita recebe o valor para pagamento do auxílio diretamente da prefeitura e, em seguida, repassa à Fundação Euclides da Cunha (FEC), que encaminha aos professores. “Os professores continuaram vindo mesmo sem receber o auxílio, mas chegou a hora que ficou inviável, pesou nas despesas”, acrescenta.

Entretanto, Esmeralda garante que em reunião com o diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF, Fernando Lagoeiro, e com o gestor do convênio, César Barreto, o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, se mostrou disposto a averiguar o problema e resolver a situação o mais rápido possível. “Eles informaram que os professores já aceitariam voltar para dar suas aulas caso a prefeitura realize o pagamento das duas primeiras parcelas em atraso, referente aos meses de julho e agosto de 2012”, afirma.

Ainda segundo a presidente, o pagamento já está sendo providenciado e deve ser feito em, no máximo, até dez dias.

Fonte: O Diário do Noroeste