domingo, 18 de outubro de 2015

Rio Carangola amanhece agonizando e população se assusta com a mortandade dos peixes


Nesse sábado aconteceu um fato inédito, desagradável e já previsível há décadas e que atingiu o Rio Carangola na área urbana do município causando uma grande mortandade de peixes.
Devido à falta de chuvas que tem provocado a grande escassez de água, colocando o nível do rio à condições alarmantes, o despejo de esgotos sanitários e outros resíduos diretamente no Rio Carangola, ,milhares de peixes morreram no trecho urbano do Rio (Ponte Quebrada) e outros milhares estão agonizando pela falta de oxigênio na água.

Uma situação praticamente irreversível no ponto de vista do imediatismo.
Carangola trabalha para minimizar esse impacto. As obras de captação dos esgotos sanitários estão a pleno vapor.
Hoje devemos apenas observar as causas da degradação ambiental de todo o ecossistema do Planeta Terra.  As soluções são mitigadoras.

Construções sobre o leito do rio, desflorestamento das encostas, matas ciliares e a destruição de áreas de nascentes são as causas. Cerca de 200 anos de destruição; colhemos o que plantamos.

O Prefeito Cezar Ricardo solicitou, do Serviço de Limpeza Pública COLETAR, que faça a retirada dos peixes mortos das margens do rio para evitar transtornos ainda maiores à população e também que a decomposição natural aumente ainda mais a escassez de oxigênio na água.

É O Combatente