O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) iniciou em Itaperuna, no mês de outubro, o cadastramento da população exposta a agrotóxicos. Um dos objetivos do CEREST é desenvolver ações de promoção, prevenção e controle da saúde da população exposta a agrotóxicos.
Na terça-feira (01/10), aconteceu a Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Na oportunidade, um caminhão passou por diversos pontos de recolhimento, coletando as embalagens vazias de agrotóxicos.
De acordo com a enfermeira do Trabalho Patrícia Fróes, coordenadora do CEREST, a campanha foi de suma importância, pois além de manter o campo limpo e propiciar melhor qualidade de vida ao trabalhador, foi uma oportunidade ímpar para identificar e cadastrar parte da população exposta a agrotóxicos. As ações desenvolvidas durante a campanha contou com o apoio dos técnicos do CEREST Rossini Poubel e Bárbara Figueiredo.
CEREST: o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é uma unidade regional especializada do SUS, que visa à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores atendendo as questões de saúde por meio da prevenção, promoção e vigilância em saúde do trabalhador. O CEREST – Noroeste abrange 14 municípios, entre eles, Itaperuna, onde se localiza o polo regional. Os demais municípios são: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Natividade, Miracema, Porciúncula, São José de Ubá, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai.
Decom