O Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social – NICES – desenvolve uma série de projetos e campanhas, que vem se destacando no município.
Na última quarta-feira (27/09), no encerramento da XXII SIPAT 2013, realizada na Fábrica Boechat, a equipe do NICES realizou palestras, dentre elas, referente à “Saúde do Homem”.
– Nós viemos aqui para falar da saúde preventiva do homem. Trazer informações e dicas para que vocês, homens, possam se prevenir. Essa é uma questão de suma importância, que merece todo o nosso cuidado - ressalta Gesiney Botelho, coordenador do NICES.
De acordo com o palestrante José Paulo Ferreira, enfermeiro do NICES, o homem, no geral, só procura atendimento médico em casos extremos. O palestrante realizou teste, abordando questões que envolvem atividades físicas, boa alimentação, tabagismo, bebidas alcoólicas, horários de lazer, momentos de descanso e outros. Conforme resultado obtido, o homem deverá procurar atendimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF), mais próxima de sua residência. O enfermeiro do NICES ainda falou sobre doenças sexualmente transmissíveis, além dos cânceres de próstata e pênis.
Outra palestra realizada pela equipe da Secretaria de Saúde ficou a cargo de Nilzenir Raimundo, técnica da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, que encerrou o ciclo de palestras durante a SIPAT, sobre prevenção e eliminação de possíveis depósitos que possam servir como criadouro para larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Ao final do evento, Gesiney Botelho prestou contas sobre as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Ele frisou que já estão à disposição do município três novas ambulâncias, sendo que uma delas poderá ser transformada em uma UTI móvel. Gesiney falou ainda sobre a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), na comunidade Boa Vista (nas proximidades do Corpo de Bombeiros); e a reforma da UBS no Bairro Surubi (antigo prédio da E. M. Humberto de Campos).
Por fim, o coordenador do NICES falou sobre o programa “Tudo de Bom - Itaperuna no caminho da segurança alimentar”, lançado esta semana pela Secretaria de Saúde. O programa visa estabelecer procedimentos de boas práticas de manipulação no setor de alimentos, bem como informar à população, sobre a qualidade dos alimentos, através de indicadores (selos) de qualidade.
Gesiney Botelho prestou contas sobre as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde
|
Palestrante José Paulo Ferreira, enfermeiro do NICES |
A outra palestra realizada pela equipe da Secretaria de Saúde ficou a cargo de Nilzenir Raimundo, técnica da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde
|
NICES | SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social