Em Itaperuna, interior do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado (28/09), o “Dia Municipal de Mobilização contra a Dengue”. Na oportunidade, cerca de trinta funcionários participaram de ações de conscientização sobre os riscos causados pelo Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue), bem como campanha de sensibilização, a fim de que a população ajude a eliminar possíveis focos de criadouros das larvas do mosquito, em suas residências.
De acordo com Ronaldo Boechat, supervisor das ações de campo da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS), durante as ações foram realizadas panfletagens no calçadão da Avenida Cardoso Moreira e nos sinais de trânsito, junto a motoristas e motociclistas. “O mosquito só vive e cresce se houver depósito com água. Eliminar esses possíveis focos de criadouros das larvas do Aedes aegypti é algo que precisamos contar com o apoio de toda a população, para sermos bem sucedidos nesta tarefa”, ressalta Ronaldo.
Segundo Marconi Cavalcante de Almeida, subcoordenador da CVAS, a abordagem direta aos motoristas, motociclistas e pedestres é de suma importância para aproximar os funcionários da Saúde junto à população. “Ações como essas ajudam a quebrar o gelo, facilita a inserção dos funcionários da Saúde nas residências das pessoas, em visitas futuras”, lembra. Além da panfletagem e orientação, o subcoordenador da CVAS disse que as faixas utilizadas nos sinais de trânsito transmitem uma mensagem rápida e direta.
As ações da Secretaria Municipal de Saúde aconteceram em diversos locais ao longo da Avenida Cardoso Moreira.
Equipe de TV realiza cobertura do evento
Uma equipe da Inter TV, emissora afiliada à Rede Globo, produziu matéria referente ao “Dia Municipal de Mobilização contra a Dengue”. Na oportunidade o subcoordenador da CVAS, Marconi Cavalcante de Almeida; e o coordenador do NICES, Gesiney Botelho, concederam entrevistas à jornalista Renata Igrejas. O repórter cinematográfico Osiel Azevedo também participou dos trabalhos no município. A matéria produzida pela equipe de TV deverá ir ao ar neste sábado (28), no RJ Inter TV 2ª Edição, a partir das 19 horas.
Informação e Fotos:
NICES/SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social