segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UTI de hospital de Bom Jesus, RJ, não abre por falta de medicamentos

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paulo, o único de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, está pronta mas não funciona. O setor tem equipamentos novos e 12 leitos, mas os pacientes graves ainda precisam recorrer a outros hospitais. Segundo a direção da unidade, a UTI deveria ter sido reaberta no último domingo (11), mas os medicamentos básicos, como antibióticos e remédios para pressão, não foram comprados. O motivo é a falta de dinheiro.
Ainda de acordo com a direção do hospital, que é filantrópico, o jeito encontrado para tentar solucionar a crise financeira é fazer campanhas e pedir ajuda para que a população faça doações financeiras para a unidade. Os pacientes que precisam ficar na UTI são levados para outras cidades da região. Com as doações, a direção do hospital espera reabrir a Unidade de Tratamento Intensivo até esta quarta-feira (14).
Crise no Hospital São Francisco
A crise no Hospital São Vicente de Paulo começou há três anos. Em 2011, os funcionários chegaram a entrar em greve por causa da falta de salários. Em outro caso, em 2009, e que está sendo investigado pela policia, o hospital teria feito um empréstimo de R$ 6 milhões em nome dos 250 funcionários para fazer os pagamentos. O empréstimo não foi pago e os empregados tiveram os nomes incluídos no Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC).
Fonte: G1