sexta-feira, 24 de setembro de 2010

História de Itaperuna


Itaperuna é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Está a uma altitude de 108 metros. Sua população atual estimada é de 99.454 habitantes, dados do IBGE 2009.Itaperuna está a 362 km do município do Rio de Janeiro e a 654 km de São Paulo.

Etimologia
A origem do nome "Itaperuna" vem das tribos indígenas tupi guarani, que habitavam a região, e significa "Caminho da Pedra Preta" (Ita = Pedra + Per = Caminho + Una = Preta).

História

A região de Itaperuna foi utilizada, antes do século XIX, apenas por bandeirantes e aventureiros que demandavam a baixada pelos afluentes da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul. Por volta de 1830, entretanto, instalou-se na área o desbravador José Lanes Brandão, com iniciativas que passaram a atrair população para o núcleo pioneiro do futuro município.
A atividade econômica predominante, no início, foi a criação de gado, que se desenvolveu em fazendas de grandes extensões mas, a partir do final do século XIX, com o advento da economia cafeeira, a colonização se efetuou de forma rápida e uniforme.
A povoação foi elevada à categoria de vila em 1887, com a denominação de São José do Avaí, favorecida pela posição geográfica de maior acessibilidade a Campos, reforçada posteriormente pela ligação ferroviária. A área experimentou crescimento regional, concomitante à ampliação de sua importância administrativa, e em 1889 foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Itaperuna.
O desenvolvimento da economia cafeeira na área foi responsável pela concentração de atividades comerciais e de serviços na cidade de Itaperuna, que passou a desempenhar funções de centro sub-regional do Noroeste Fluminense. O declínio da atividade cafeeira fez com que a região passasse a sofrer fortes efeitos regressivos. A pecuária de corte desenvolveu-se, então, voltada para o abastecimento dos grandes matadouros e frigoríficos, desenvolvendo-se posteriormente a produção leiteira, estimulada pela presença da fábrica de leite em pó Glória na sede municipal.
A área municipal atualmente não abrange a mesma base territorial da época da criação, que se estendia aos atuais municípios de Laje do Muriaé, Natividade e Porciúncula, porém, sua importância permanece na região. A cidade teve o núcleo inicial em torno da linha da estrada de ferro, à margem esquerda do Rio Muriaé. Hoje, ambos os lados do rio estão ocupados pela malha urbana.
A região de Itaperuna foi desbravada por José de Lannes Dantas Brandão a partir de 1829, após sua deserção da milícia do Exército. Ao chegar nessa região em 1834, se estabeleceu num lugar que foi denominado Porto Alegre. Pelos serviços de colonização prestados à Coroa, com o advento da economia cafeeira foi perdoado, tendo sido morto por seus escravos em 1852.
Em 24 de novembro de 1885 por decreto de nº 2.810, eleva a freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Carangola (um dos primeiros nomes da cidade) à categoria de Vila de Itaperuna, levando esse nome por ser passagem para se chegar a Pedra do Elefante, localizada em Carangola, estado de Minas Gerais. Em 1887, foi criada a freguesia de São José do Avaí, nome em homenagem às Armas Brasileiras na Guerra do Paraguai. Foram doados 15 alqueires de terra para patrimônio dessa Vila pelo Sr. Jayme Porto.
Em 10 de maio de 1889 foi feita a primeira eleição para a Câmara dos Vereadores, sendo a vitória dos Republicanos, que tomaram posse no dia 4 de julho do mesmo ano, sendo portanto a primeira Câmara republicana do país, em pleno regime monárquico, regime esse que viria a ser desbancado pelo Marechal Deodoro.
Em 6 de dezembro de 1889 foi a vila de São José do Avaí transformada em município de Itaperuna, sendo criada sua respectiva Comarca.
A cultura cafeeira foi um grande destaque na economia da cidade por mais de quatro décadas, tornando-a em 1927 a maior produtora nacional.
Do território original do município de Itaperuna foram desmembrados outros seguintes: Bom Jesus do Itabapoana em 1938, Natividade e Porciúncula em 1947 e Laje do Muriaé em 1962, ficando Itaperuna com seu atual contorno.

Economia

Itaperuna é a cidade mais importante do Noroeste Fluminense,sendo um centro sub-regional,pois é a maior cidade e a mais desenvolvida do Noroeste Fluminense.
Na cidade há faculdades, universidades e empresas,gerando mais empregos e assim trazendo mais pessoas para morar nela. Por ser um pólo de confecções, Itaperuna atende de forma significativa a demanda regional. Ela também tem o maior PIB e PIB per capita da região. Destaque para agropecuária e o setor de serviços, que está em crescimento.

Esporte

Itaperuna também é destaque no esporte, em especial no futebol, em que o Itaperuna Esporte Clube, antigo Porto Alegre, já elevou o nome da cidade em várias competições e está disputando o Campeonato Carioca de Futebol de 2010 - Segunda Divisão.
O Itaperuna Esporte Clube já disputou memoráveis partidas contra os principais clubes da capital fluminense, conseguindo inclusive ganhar em jogos contra Botafogo, Fluminense, Flamengo. O curioso é que contra o Vasco da Gama o Itaperuna jamais conseguiu um empate sequer, perdendo todos os jogos para o time carioca.
Itaperuna também possui o Itaperuna Stones que disputa a PFL(Periferic Football League), onde nunca venceu um jogo contra seus rivais o Teresópolis Highlanders

Curiosidades


Itaperuna possui a 2ª maior réplica da estátua do Cristo Redentor do Brasil, com 20 metros de altura. O imponente monumento encontra-se no morro do Castelo, o ponto mais alto do perímetro urbano da cidade, seu acesso é fácil, basta seguir qualquer uma das vias transversais a principal avenida da cidade, a Cardoso Moreira, Onde se localiza um longo calçadão caracterizado por ter o formato de uma serpente, o atual calçadão era uma grande linha de trem. Inaugurado em 10 de Maio de 1966, o responsável pelo projeto do Cristo foi o escultor capixaba Antônio Francisco Moreira. A iniciativa e desenho foi idealizada por Cláudio Cerqueira Bastos, mais conhecido como Claudão e também idealizador de alguns outros projetos para a cidade.
Devido ao fato de se encontrar entre vales, Itaperuna é conhecida por ter o clima mais quente do estado do Rio de Janeiro, ela tem a máxima de 43°C resgistrada pelo IBC (Instituto Brasileiro de Climatologia. A cidade é a mais quente em relação às cidades mais próximas, como Natividade, Laje do Muriaé e Bom Jesus do Itabapoana.
O Imperador Dom Pedro II visita Itaperuna em 1883 e Santos Dumont visita Itaperuna em 1895.
É a única cidade da região Noroeste a ter um canal de televisão independente e próprio, a TV Itaperuna.

Geografia

Itaperuna recebe as águas do rio Muriaé e do rio Carangola. O rio Muriaé nasce no município de Miraí, na Zona da Mata Mineira, e deságua no rio Paraíba do Sul, nas proximidades do município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Apresenta 250 km de extensão e tem como principais afluentes os rios Glória e Carangola. O rio Carangola, com 130 km de extensão, nasce no município de Orizânia, também na Zona da Mata Mineira, e deságua no rio Muriaé, dentro da sede do município de Itaperuna.
No município de Itaperuna destacam-se duas unidades de relevo: a primeira está ligada a antigas superfícies cristalinas e a segunda é constituída pelas planícies aluviais intermontanas.
O território municipal participou dos processos morfogenéticos que envolveram o Sudeste brasileiro e, portanto, as superfícies cristalinas sofreram fases sucessivas de lavantamento e fraturamento, dando origem aos patamares cristalinos. Os processos erosivos comandados pela rede de drenagem local desgastaram gradativamente o terreno, originando vales encaixados nas linhas de falhas, morros rebaixados e arredondados e baixadas, ora largas, ora estreitas.
Nesse sistema morfogenético, o município de Itaperuna caracteriza-se por um relevo ondulado, com ausência de escarpas íngremes e vales em constante aprofundamento e alargamento, embora em áreas de pequeno declive.

Distâncias

Distâncias de Itaperuna a algumas principais cidades do Sudeste:
  • Distância de São Paulo: 654 km
  • Distância de Campos dos Goytacazes: 112 km
  • Distância de Juiz de Fora: 222 km
  • Distância do Rio de Janeiro: 362 km

Hidrografia

Clima

O clima tropical de Itaperuna apresenta chuvas durante o verão e temperaturas médias anuais entre 19°C e 32°C. É considerada uma das cidade mais quentes do estado do Rio de Janeiro, podendo chegar facilmente aos 40°C entre novembro e fevereiro.


CONFIRA MAIS DE ITAPERUNA AQUI