terça-feira, 18 de junho de 2013

Região - Aposentado estupra idoso dentro de asilo

Um aposentado de 62 anos estuprou um idoso de 68 dentro de um asilo em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado. O caso aconteceu na manhã da última quinta-feira, mas somente ontem o crime foi descoberto por um funcionário da casa de repouso, que encontrou a roupa da vítima manchada de sangue.

De acordo com informações da Polícia Civil, o funcionário, ao chegar para trabalhar, notou uma roupa suja com sangue e perguntou a vítima o motivo. Com muita dificuldade, por ter microcefalia, o idoso explicou que havia sido estuprado por Carlos Alberto Rosa, 62, na manhã do dia anterior. Após ficar sabendo do caso, o funcionário procurou a polícia. Já na delegacia, descobriu que o acusado cumpria prisão domiciliar. Ele foi detido em 2010, por liberar materiais pornográficos para crianças com o fim de praticar atos libidinosos. Na época, a determinação era de que ele cumprisse a pena no asilo por ser portador de Parkinson.

O laudo médico comprovou que houve a violência sexual. O acusado vai responder por estupro de vulnerável. No entanto, o delegado Carlos Victor não soube informar se Carlos Alberto vai responder em prisão fechada ou se continuará na domiciliar. No asilo, ninguém quis comentar sobre o caso.

Terceira idade faz ato contra violência

Hoje é o Dia de Combate à Violência contra os Idosos, e ontem diversos atos públicos foram realizados em Vitória para conscientizar as pessoas da importância de denunciar os casos de agressão contra as pessoas da terceira idade.
No Centro, mais de 100 idosos participaram de caminhada. Eles seguiram – do Centro de Convivência para a Terceira Idade, na Rua Coronel Monjardim, até a Praça Costa Pereira – portando faixas pedindo o fim da violência. No local, promoveram um abraço simbólico para chamar a atenção da população.

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, Maria Arlinda de Arruda, é importante conscientizar os familiares, a sociedade e o governo sobre os direitos dos idosos. Ela afirma que a violência que mais preocupa é a psicológica.
Além do protesto no Centro, idosos também participaram de caminhadas em Jardim Camburi e Maria Ortiz. Quem souber de casos de violência contra pessoas da terceira idade pode denunciar pelo telefone 3227-9545 da Delegacia de Atendimento e Proteção às Pessoas Idosas.

A GAZETA