segunda-feira, 15 de abril de 2013

Divulgado cronograma de vacinação contra gripe em Itaperuna




O Ministério da Saúde do Brasil lançou a 15º Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe. A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna vai vacinar de 15 a 26 abril. Haverá ainda o Dia D de Mobilização Nacional e será no dia 20 deste mês, no horário das 8h às 17h. Importante que todos compareçam com a caderneta de vacinação. A meta é imunizar 80% da população.

O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e as unidades de saúde (antigos PSFs), de bairros e distritos e que são postos fixos de rotina vacinal, estarão incluídos para atuarem na Campanha e atenderão das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O público alvo da Campanha envolve idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde que atuam diretamente com doentes; crianças menores de 2 anos; crianças que tenham entre  2 e 9 anos com doenças crônicas e gestantes.

Para o secretário de Saúde, Juliano da Silva França, esta é uma campanha fundamental para toda a população. “A época em que os casos aumentam já começou e queremos sempre cuidar da saúde dos itaperunenses”, esclareceu o secretário.


Postos de vacinação em Itaperuna:

BOA FORTUNA

BOA VENTURA

CENTRO DE SAÚDE DR. RAUL TRAVASSOS – SALA DE VACINAS

COMENDADOR VENAÂNCIO

HORTO

RAPOSO

RETIRO DO MURIAÉ

SÃO FRANCISCO

SÃO MATHEUS

SURUBÍ

Postos que atuarão no DIA D- 20 de abril:

AEROPORTO

ARÉ

BOA VISTA – (MATADOURO)

CEHAB

CÓRREGO DA XICA

COSTA E SILVA

FITEIRO

FRIGORÍFICO

GUARITÁ

BOA FORTUNA

BOA VENTURA

CENTRO DE SAÚDE DR. RAUL TRAVASSOS – SALA DE VACINAS

COMENDADOR VENÂNCIO

HORTO

RAPOSO

RETIRO DO MURIAÉ

SÃO FRANCISCO

SÃO MATHEUS

SURUBÍ

SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE SE VACINAR CONTRA A GRIPE

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera – de abril a setembro no hemisfério sul. Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, além de poder levar à pneumonia, hospitalização e morte. As epidemias de gripe normalmente tem seu pico em duas semanas e duram 2 a 3 meses.

Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias.

De uma maneira geral, o vírus influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraquecida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais.

Os sintomas da gripe são mais graves do que os do resfriado.

O vírus Influenza tem uma "capa" (revestimento) que se modifica constantemente. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões deste microorganismo, ficando também difícil desenvolver vacinas para proteção contra a infecção causada por ele.

Por isso, a gripe é um dos maiores problemas de saúde pública.



SINTOMAS

            febre

            calafrios

            suor excessivo

            tosse seca - pode durar mais de duas semanas

            dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias

            fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer

            mal-estar

            dor de cabeça

            nariz obstruído

            irritação na garganta

Geralmente, a gripe cursa sem complicações e é autolimitada. No entanto, uma das complicações possíveis é a pneumonia – normalmente, não pelo vírus Influenza, mas por uma bactéria (pneumococo ou estafilococo, geralmente).

Além da pneumonia, outras infecções como sinusite, otite e bronquite (infecção dos brônquios – “canos” que espalham o ar nos pulmões) também são complicações possíveis. As pessoas com mais de 65 anos, de qualquer idade com alguma doença crônica e as crianças muito pequenas tem uma probabilidade maior de desenvolver complicações de uma gripe. Por outro lado, a gripe pode também desencadear uma piora em pessoas asmáticas ou com bronquite crônica e piora da condição de uma pessoa com insuficiência do coração, por exemplo. Existem outras complicações infreqüentes e graves que podem ocorrer.

Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
(Colaborou: Ministério da Saúde)