sexta-feira, 12 de abril de 2013

Moradores do Norte Fluminense reclamam da falta de bombeiros


O Norte e Noroeste do Rio de Janeiro possui nove unidades do Corpo de Bombeiros para atender a 18 cidades e uma população de quase um milhão de pessoas. Muitos casos deixam de ser atendidos porque os bombeiros demoram a chegar no local da ocorrência ou, às vezes nem chegam. Em caso de emergência, o atendimento em Cardoso Moreira, por exemplo, é feito pelo destacamento de Italva, município vizinho, que fica localizado a 10 quilômetros.

São 36 homens, que contam com três viaturas para atender ainda comunidades de outras três cidades. Segundo os moradores de Cardoso Moreira, muitas vezes o socorro não chega a tempo. Em São Francisco de Itabapoana também não há unidades dos bombeiros. Quem presta socorro ao município, de pouco mais de 41 mil habitantes, é o destacamento de Guarus, em Campos dos Goytacazes, onde a distância de um ponto a outro é de cerca de 50 quilômetros.

Dos 18 municípios que fazem parte das regiões Norte e Noroeste Fluminense, apenas oito têm uma base do Corpo de Bombeiros, seja um destacamento ou quartel. Ao todo, são 593 militares para atender mais de 900 mil habitantes.

Em nota, o comando do Corpo de Bombeiros do estado informou que o número de homens atuando no Norte e Noroeste é considerado ideal. Informou ainda que a localização dos quartéis e destacamentos respeita um planejamento que levam em consideração, por exemplo, densidade populacional e o clima.

Fonte: G1.com