quarta-feira, 3 de abril de 2013

Estado divulga novo relatório de dengue



Durante a 13ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 30 de março) foram notificados 79.587 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com cinco (5) óbitos: dois no Rio de Janeiro, um em Magé, um em Volta Redonda e um em Itaocara. Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios até 13h de 2 de abril de 2013.

Epidemia - Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 45 estão em epidemia, mas a lista de cidades nessa situação teve alteração em relação à semana passada. Quatro municípios entraram na relação de epidemia, incluindo novas cidades das regiões  Baixada Litorânea, Médio Paraíba e Serrana. Um município da região Centro Sul saiu da lista. Com essas alterações, a Baixada Litorânea é a única região que está com todas as cidades em epidemia de dengue.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios:

Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, São Pedro D'Aldeia e Arraial do Cabo

Centro Sul Fluminense: Paracambi, Sapucaia, Comendador Levy Gasparian e Mendes. 

Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio das Flores e Resende

Noroeste Fluminense: Cardoso Moreira, Miracema, São José de Ubá, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Laje do Muriaé. 

Norte Fluminense: São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Macaé e São Francisco de Itabapoana. 

Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis 

Região Metropolitana I: Magé 

Região Metropolitana II: Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá, Maricá e São Gonçalo. 

Região Serrana: Cantagalo, São Sebastião do Alto e São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Cordeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde