quinta-feira, 7 de março de 2013

Secretaria de Saúde de Itaperuna faz campanha contra câncer de colo de útero


Há dois anos a Secretaria Municipal de Saúde não realiza em Itaperuna campanha para prevenção e orientação sobre o câncer de colo de útero e mama. Neste ano, a Campanha para Detecção de Câncer de Colo de Útero e Mama vai acontecer entres os dias 11 e 15 de março, no Centro de Saúde Raul Travassos, no Centro da cidade. Exame citopatológico de Papanicolau, conhecido como preventivo, será realizado durante a campanha em todas as mulheres que já se adiantarem e se inscreverem, evitando filas e espera nos dias da ação. Esta é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itaperuna com o incentivo do Ministério da Saúde.

A campanha tem público alvo: mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Mas as demais mulheres que forem até o centro de atendimento também serão atendidas. O câncer de colo de útero é uma doença de evolução lenta e o único tipo de tumor 100% capaz de ter a prevenção como cura. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento de câncer no público masculino.

INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Os cânceres de mama e do colo do útero são o segundo e o terceiro mais incidentes entre a população feminina brasileira (o primeiro é o câncer de pele não melanoma). O câncer de mama afeta 49 a cada 100 mil mulheres por ano no País; e o do colo do útero, 18 a cada 100 mil. 

Em fase inicial, o câncer do colo do útero não apresenta sintomas. Por isso, é fundamental que todas as mulheres entre 25 e 64 anos façam o exame preventivo (Papanicolau). Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o exame só precisa ser repetido a cada três anos.

Em relação ao câncer de mama, os maiores desafios do Brasil são fazer o diagnóstico precoce e o tratamento no tempo oportuno. O exame clínico anual das mamas (a partir dos 40 anos) e a mamografia, a cada dois anos, dos 50 aos 69 anos, são os métodos recomendados para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil.

Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna