sexta-feira, 22 de março de 2013

Coleta seletiva de lixo em Itaperuna vai começar em abril





O encontro promovido na tarde desta quinta-feira (21/03) pela Prefeitura Municipal de Itaperuna, através da parceria entre as secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente, reuniu diretores de instituições de ensino públicas e privadas do município para o projeto de conscientização da comunidade ao atuar na coleta seletiva de lixo doméstico. Esse é um projeto pioneiro da região Noroeste Fluminense que pretende reduzir, em até 40%, a quantidade de lixo despejado no aterro sanitário e vai começar a funcionar em 1º de abril de 2013.

Entre os diversos objetivos da coleta seletiva do lixo estão: diminuir a poluição ambiental, evitar focos de dengue, gerar renda e emprego, além de ter uma cidade mais limpa.

O prefeito municipal de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, esteve na reunião e falou da importância desse tipo de coleta funcionar no município. “Assim teremos melhor condição de vida e uma cidade muito mais limpa, podendo gerar renda e emprego para associações que queiram ser parceiras nesse programa”, esclareceu Alfredão.

A novidade dessa coleta seletiva é a chamada “Coleta Ponto a Ponto”, que vai recolher, todas as sextas-feiras, nas instituições de ensino, material reciclável. A coleta será feita, inicialmente, em dois bairros de Itaperuna: Aeroporto e Lions.

A Coleta Ponto a Ponto depende de ações conjuntas entre escolas, pais e alunos. A conscientização da comunidade é importante para o sucesso do programa. A secretaria Municipal de Educação é parceira na coleta seletiva. A secretária do setor, Maria Aparecida Vargas de Oliveira, também esteve na reunião e declarou que é preciso “educar os pais para educar os filhos e que as crianças estão prontas para aprender este processo”.

O material recolhido será doado para instituições que trabalham com este tipo de lixo, como a associação coordenada pelo padre Geraldo. Há também outros planejamentos na coleta seletiva, como os Pontos de Entregas Voluntárias (PEV) que serão 30, ao todo, com a instalação de lixeiras coloridas destinadas a receber o material selecionado.

Para a secretária municipal de Obras, Maysa Pontes Rangel, “separar o lixo em casa é fácil e muito rápido quando comparado ao benefício que essa ação pode proporcionar para todo o município”. 

Secretaria Municipal de Educação, Meio Ambiente, Ação Social, unidades de reciclagem, prestadores de serviços de limpeza urbana, Tiro de Guerra, bombeiros e imprensa são colaboradores importantes em todas as fases de implantação e continuação do programa em Itaperuna.

Confira nas imagens as rotas da coleta seletiva e o material que pode ser separado pela população.





Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna com foto de Marcelo Nunes Pereira