terça-feira, 8 de maio de 2012

Ceperj aplica provas para 57.155 candidatos ao cargo de Inspetor de Segurança

Os 57.155 candidatos que querem seguir a carreira de Inspetor de Segurança tiveram de demonstrar, neste domingo (6/5), se estão aptos a conquistar o cargo. Durante quatro horas e meia, eles fizeram a prova escrita de conhecimentos aplicada pela Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a primeira de quatro fases da primeira etapa do concurso promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária, com mais duas fases na segunda etapa. Esses profissionais, que brigam por 800 vagas, sendo 640 para homens e 160 para mulheres, poderão conferir os gabaritos preliminares no Diário Oficial do Estado e no portal www.ceperj.rj.gov.br, na terça-feira (8/5).

O presidente da Fundação Ceperj, Jorge Barreto, acompanhou todo o concurso, monitorando as ações desde o início das provas, realizadas em 95 locais distribuídos por escolas municipais, colégios estaduais e universidades, no Rio e nos municípios de Araruama, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, São Gonçalo e Volta Redonda. Ao fazer um balanço deste domingo, o diretor de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj, Marcus São Thiago, disse que os exames começaram pontualmente no horário estabelecido, às 9h, e transcorreram sem ocorrências negativas até o fim, às 13h30. O diretor coordenou uma equipe de 5.946 pessoas bem treinadas, entre coordenadores, executores, itinerantes, fiscais e pessoal de apoio, mobilizadas desde sábado (5/5) para prestar o melhor serviço aos candidatos.


- A grande maioria dos inscritos compareceu às provas. Convocamos 65.846 candidatos, dos quais 57.155 marcaram presença. A ausência de 8.691 candidatos significa um índice de abstenção de 13,20%, abaixo da média histórica dos nossos concursos, entre 15% e 25%. Ainda neste domingo, estaremos divulgando as provas no nosso site e os gabaritos preliminares, na terça-feira, para que os candidatos exerçam seu direito de entrar com recursos, com prazo começando na quarta-feira (9/5). O cronograma seguirá normalmente até o resultado final, é o que esperamos - afirma Marcus São Thiago.


Durante quatro horas e meia, os 57.155 candidatos responderam às 70 questões da prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório. Todas as perguntas foram do tipo múltipla escolha, distribuídas pelas disciplinas de Português, Conhecimentos Específicos, Direitos Humanos e Noções de Informática, cada uma com cinco alternativas de respostas. Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de pontos exigidos por conteúdo e no total da prova, conforme estabelecido em edital.


Os candidatos que se retiraram das salas de avaliação antes do prazo permitido para levar o caderno de questões podem acessar as provas no site da organizadora, na noite deste domingo. De acordo com o edital, quem saísse antes de 12h30 – faltando uma hora para o término do exame – não poderia copiar sua marcação de respostas, sob pena de ser eliminado do concurso público.

A prova escrita de conhecimentos é a primeira das quatro fases da primeira etapa deste concurso público. Os candidatos ainda terão de se submeter à prova de capacidade física, que será eliminatória e classificatória; exame psicotécnico, de caráter eliminatório; e exame de sanidade físico e mental, também eliminatório. Da segunda etapa constarão duas fases: investigação do comportamento social (caráter eliminatório) e curso de formação profissional (eliminatório e classificatório), que estarão sob a responsabilidade da Escola de Gestão Penitenciária.

Este concurso promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária tem o objetivo de recrutar, selecionar e treinar candidatos que exercerão atividades de nível médio, envolvendo a supervisão, coordenação, orientação e execução das atividades relacionadas à manutenção da ordem, segurança, disciplina e vigilância dos estabelecimentos penais, entre outras atribuições, como a de escoltar presos e internos. O vencimento-base é de R$ 3.201,41.


Fonte: Imprensa RJ