Em entrevista concedida nessa sexta-feira (11) à Rádio Natividade FM, o coordenador do Centro de Vigilância da Secretaria de Saúde de Natividade, Renato Capita, e o responsável pelo Controle de Vetores da pasta, Rodrigo Barreto, deram detalhes sobre as ações de combate à dengue que estão sendo implementadas no município.
Os profissionais se mostraram preocupados com a possibilidade de surto da doença em várias cidades vizinhas, mas fizeram questão de tranquilizar a população local. De acordo eles, a prevenção continua sendo a melhor opção e que, em Natividade, a batalha contra o mosquito da dengue é diária.
Durante a entrevista foram apresentados dados oficiais que indicam que até o momento apenas um caso confirmado da doença foi registrado. Outros nove foram notificados e aguardam resultado de exames complementares.
Barreto e Capita conclamaram os moradores a participarem nesta luta através de medidas preventivas simples, como não deixar água parada, pneus expostos e lixo acumulado nos quintais e demais dependências das residências.
Na ocasião foi disponibilizado uma espécie de “Disque Dengue”, um número de telefone pelo qual os moradores poderão denunciar focos do mosquito Aedes aegypti,transmissor da doença.
- Qualquer morador pode ligar para o 3841-1632, sem a necessidade de se identificar. Em um breve espaço de tempo enviaremos um equipe para averiguar a informação e, se positiva,tomaremos as medidas necessárias - disse Rodrigo.
De acordo com os profissionais,foi assinado convênio com um laboratório particular,com o intuito de acelerar o resultado dos exames.Apesar da sensação de traquilidade,operações de limpezano estilo mutirão estão sendo programadas.
Informações de Noroeste Online
