
Do dia 14 de janeiro até ontem, Campos registrou mais 160 novos casos de dengue confirmados, totalizando 311. A informação foi passada pelo secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, na manhã de ontem, durante coletiva. De acordo com Geraldo, se comparado ao mesmo período do ano passado, os casos aumentaram em sete vezes este ano. Ainda não houve nenhum óbito. Um novo mutirão está previsto para o dia 5 de fevereiro, em Morro do Coco, Conselheiro Josino e outras localidades próximas. A secretaria estadual de Saúde informou que, na 3ª semana epidemiológica de 2013, que foi de 1º a 19 de janeiro, foram notificados 3.038 casos suspeitos de dengue no Estado do Rio de Janeiro.
O secretário Geraldo Venâncio informou que a maioria dos casos é do sorotipo 4 e o número de internação ainda é pequeno. “De certa forma, os casos estão uniformes pelos bairros da cidade. Porém, há algumas incidências maiores no Centro, Turfe Clube, Conselheiro Josino e Jóquei. É importante que cada pessoa reserve 10 minutos de seu tempo para limpar os quintais e eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue). Apesar de estarmos em alerta, ainda não estamos com uma epidemia”, afirmou, ao lembrar que 80% dos focos da doença estão nas residências e apenas 20%, nos terrenos baldios.
Segundo o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, a dengue de sorotipo 4 é mais branda, parecida com a do sorotipo 1. “Os sintomas comuns são febre, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, entre outros. No caso do tipo 4, observamos que as manchas aparecem mais e há ainda diarreia”, explicou, ao acrescentar que as pessoas que suspeitam estar com a doença devem primeiramente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de suas residências, antes de comparecerem ao CRD. Ele informou também que o ideal é realizar o exame de confirmação de sorologia depois do 10° dia após os sintomas. Atualmente, o CRD realiza cerca de 200 atendimentos por dia.
Mutirão - Sobre o próximo mutirão, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), César Salles, informou que cerca de 450 agentes de endemias estarão empenhados no dia 5 de fevereiro. “Além dos mutirões, 10 carros fumacês e seis motofogues circulam pela cidade. Os agentes também fazem a visita às casas regularmente”, disse. No último mutirão, realizado na praia Farol de São Thomé, foram visitados 6.030 imóveis do total de 11.435. Estão previstos também mutirões para os bairros Turfe Clube, Jóquei, Fazendinha, Parque Tarcísio Miranda, Penha e em toda a área de Guarus.
Mário Sérgio