quarta-feira, 9 de março de 2016

Pezão pagará salários de servidores na próxima sexta-feira



O Estado pagará os salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas na próxima sexta-feira, e o valor será de R$ 1,445 bilhão a mais de 468 mil profissionais. Inicialmente, o prazo era até esta quarta-feira. No entanto, a assessoria de imprensa do governo afirmou que o adiamento foi necessário "por causa do agravamento da crise financeira fluminense, provocada pelo aprofundamento da desaceleração da economia brasileira".

A assessoria destacou ainda que o governo está fazendo esforços para gerar receitas para enfrentar as "turbulências econômicas".

Desde o fim do ano passado, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, fez várias mudanças no calendário dos servidores para que o pagamento possa ser efetuado. O novo prazo é até o sétimo dia útil de cada mês. Será o terceiro mês consecutivo que os funcionários reclamam da dificuldade de receber o salário da na data estabelecida. 

Crise causa greves

O governo Pezão vem enfrentando uma série de greves por conta da crise no estado. O atraso nos salários, a mudança no calendário dos pagamentos e o parcelamento da segunda parcela do décimo terceiro, além dos pedidos de reajustes salarias e melhores condições de trabalho, são as reivindicações dos grevistas.

Nesta segunda-feira, funcionários e alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) realizaram um protesto no primeiro dia de paralisação da instituição, votada em assembleia na semana passada.

Fonte: O Dia/Foto: Levy Ribeiro