terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Paciente de 61 anos, morador de Bom Jesus de Itabapoana, é internado com suspeita de Guillain-Barré

Um homem de 61 anos, morador de Bom Jesus de Itabapoana, está internado em Campos dos Goytacazes com suspeita de síndrome de Guillain-Barré. A doença pode ser consequência do vírus da zika. O paciente está internado desde o dia 1º deste mês em um hospital particular, quando deu entrada com fraqueza muscular e perda parcial dos movimentos dos membros inferiores.

Na última sexta-feira (5) foi colhido material do paciente e encaminhado para a Fiocruz, no Rio de Janeiro. De acordo com informações de uma enfermeira que trabalha no hospital, o paciente está consciente e vai continuar internado até que a equipe médica decida qual o tratamento ideal para a recuperação, após o resultado do exame.
Em dezembro de 2015, uma mulher de 38 anos foi internada com diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré no Hospital Ferreira Machado (HFM), também em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Sobre a doença
A síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica que tem os seguintes sintomas: fraqueza nas pernas, acompanhada de paralisia muscular, coceira, queimação e dormência. Não se conhece a causa específica da síndrome, mas ela acomete pacientes que apresentaram alguma doença infecciosa aguda, entre uma e três semanas antes e está associada a vários vírus, inclusive ao zika, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: G1 Norte Fluminense