quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Prefeitura de Itaperuna planeja ações de combate ao mosquito Aedes aegipty

Nesta quarta-feira, 06, foi realizada reunião no auditório do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e diversos setores da Prefeitura, com o intuito de planejar ações para combater o mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, febre chikungunya e Zika vírus.

Durante a reunião ficou definido que na próxima sexta-feira, 08, haverá uma capacitação com as equipes que irão trabalhar em campo. O encontro está previsto para acontecer às 8 horas, no auditório da Câmara Municipal de Itaperuna. A expectativa é que aproximadamente 200 profissionais participem da capacitação.

Também ficou definida a utilização da estrutura das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com o intuito de reforçar o trabalho informativo e educacional. Além disso, treinamento com coordenadores das unidades de CRAS e com equipe da Secretaria Municipal de Educação, de forma que eles se tornem multiplicadores da informação.

O NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde) irá intensificar suas ações junto a associações de moradores, igrejas, empresas e afins. Ainda foi levantada a necessidade de montar uma equipe para vistoriar os imóveis fechados e, em parceria com a Secretaria Municipal de Receita, localizar o proprietário com o intuito de notificá-lo.

A Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando diariamente no combate ao mosquito, com uma equipe de aproximadamente 70 agentes. Em 2015 foram realizadas cerca de 120 mil visitas domiciliares.

DUAS SALAS DE HIDRATAÇÃO NO P. U. (POSTO DE URGÊNCIA)
Ainda durante a reunião foi solicitada a divulgação sobre a existência de duas salas de hidratação no P. U. (Posto de Urgência), ao lado do Hospital São José do Avaí (HSJA). Adultos que residem no entorno do P. U. e imediações, que precisarem de atendimento, devem procurar o posto. Afinal, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento - 24 Horas), encontra-se com uma demanda de atendimento altíssima.

10 MINUTOS CONTRA O MOSQUITO
O mosquito vive dentro das residências e para garantir a saúde de sua família e da comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos. A rotina tem que ser semanal, pois, esse é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.
 
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna