quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Homem engole parte da dentadura enquanto dormia e só percebe cinco dias depois


Quando um homem de 55 anos se apresentou em um hospital com sintomas por causa da dificuldade de engolir, sensação de aperto no peito e tosse, os médicos não poderiam esperar encontrar parte da dentadura do rapaz dentro de sua garganta. O caso divulgado pelo site “BMJ Case Reports”, especializado em medicina, não revela o nome do sujeito, nem onde o episódio aconteceu, mas dá detalhes de como o fato inusitado ocorreu.
Imagem endoscópica mostra dentadura na extremidade inferior do esôfago
Imagem endoscópica mostra dentadura na extremidade inferior do esôfago Foto: Divulgação / BMJ Case Reports
O relato é de que o homem teve uma convulsão durante o sono, quando parte de sua dentadura desapareceu. No dia seguinte, ao acordar, ele encontrou um pedaço da dentadura caída no chão. Ele procurou a parte restante, mas não encontrou e, como não estava sentindo nada, continuou sua rotina normalmente. Após cinco dias, ele começou a ter dificuldade em engolir, tosse e aperto no peito. Os sintomas pioraram gradualmente e, no oitavo dia, apresentou-se ao departamento de gastroenterologia. 

A radiografia do tórax foi feita e revelou o fecho da dentadura que estava em seu esôfago distal.

Os dentes foram encontrados 32 centímetros abaixo de sua boca. Primeiramente, os médicos tentaram usar uma pinça jacaré, mas não foi possível. O objeto foi removido com um endoscópio rígido (câmera que pode transmitir imagens a partir do tubo de alimentação). Logo em seguida, os médicos aconselharam o rapaz a fazer um implante dentário.
Imagem mostrando a dentadura parcial removido (seta vermelha), juntamente com a parte restante da dentadura que não foi engolida (seta preta)
Imagem mostrando a dentadura parcial removido (seta vermelha), juntamente com a parte restante da dentadura que não foi engolida (seta preta) Foto: Divulgação / BMJ Case Reports
O paciente foi acompanhado durante os últimos quatro meses e está passando bem, sem nenhuma dificuldade de deglutição. Ele foi aconselhado um implante dentário em vez de uma prótese removível e está seguindo para isso no departamento dental”, descreve o texto publicado no site.

Extra