sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governador Pezão visita cidades do Noroeste Fluminense

Nesta quinta-feira, 16, o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, esteve visitando algumas cidades do Noroeste Fluminense, especificamente, Natividade e Varre-Sai. Em Natividade foi inaugurado o Destacamento do Corpo de Bombeiros. Em Varre-Sai também houve inauguração da unidade de rebeneficiamento de café da Coopercanol (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense).


Destacamento do Corpo de Bombeiros em Natividade


A unidade foi instalada em uma área de 605 metros quadrados doada pela prefeitura local, no bairro da Liberdade, onde foi reformado um prédio com dois pavimentos. O destacamento com 31 militares passa a pertencer ao quartel de Itaperuna, o 21º GBM. A unidade vai atender a uma população de cerca de 60 mil habitantes que vive na região que, além de Natividade, inclui os municípios de Porciúncula e Varre-Sai; além de Raposo, distrito de Itaperuna.


– Vocês estão recebendo a excelência dessa corporação que é tão importante, que ajuda a população em diversos momentos de dificuldades, como enchentes e queimadas. Queremos inaugurar mais 21 unidades do Corpo de Bombeiros no estado e estamos fazendo um esforço muito grande para isso – disse o governador Luiz Fernando Pezão, referindo-se às dificuldades geradas pela crise financeira que vive o estado.


O novo destacamento do Corpo de Bombeiros dispõe de duas viaturas, sendo uma delas do tipo Auto Busca e Salvamento (ABS), que ajuda em ações de combate a incêndios e operações de salvamento. A edificação cedida pela prefeitura foi reformada pelo Corpo de Bombeiros e tem alojamento, refeitório, sala de lazer, sala para administração e gabinete do comandante. A corporação investiu cerca de R$ 750 mil em obras, recursos oriundos da arrecadação da taxa de incêndio.



Unidade de rebeneficiamento de café da Coopercanol

Pezão também participou da inauguração da unidade de rebeneficiamento de café da Coopercanol (Cooperativa de Produtores de Café do Noroeste Fluminense), em Varre-Sai. O equipamento, adquirido com recursos de R$ 1,7 milhão do BNDES, repassados pelo Banco do Brasil através da estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável – DRS, permitirá que o café de boa qualidade da região, que anteriormente ia para Minas Gerais e Espírito Santo, passe a ser rebeneficiado, já saia selecionado e classificado do próprio estado para exportação ou venda à mercados consumidores de alto padrão.


De acordo com dados da Emater-Rio, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural vinculada à secretaria estadual de Agricultura, o polo cafeeiro da Região Noroeste, que reúne os municípios de Varre-Sai, Natividade, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, responde pela produção anual de 200 mil sacas de café beneficiado, envolvendo mais de dois mil produtores em área superior a 10 mil hectares.


Varre-Sai é o maior produtor estadual de café, com 90 mil sacas/ano, com 940 produtores e área cultivada de 4.760 hectares.


Fonte: G1 - Fotos: Marcelo Nunes