sábado, 14 de março de 2015

PM de Campos confunde projeto social com “rolezinho”. Jovens foram inibidos com fuzis

No início da noite desta sexta-feira (13), cerca de 150 jovens estudantes de escolas públicas se reuniram na Praça do Santíssimo Salvador para participar do evento “Batalha de Passinhos”, manifestação cultural presente nas comunidades do município. Devido à grande movimentação dos jovens no local, a Polícia Militar foi acionada sob a justificativa de “ameaça de rolezinho” no Campos Shopping. Três viaturas foram deslocadas para o local e os policiais inibiam os jovens com um fuzil em punho.

Os policiais informaram à equipe de reportagem do jornal Terceira Via que “viram o alvoroço” e decidiram “tomar providência”. Um dos jovens foi questionado por nossa reportagem sobre a possibilidade de acontecer um “rolezinho” no Campos Shopping, mas a informação foi negada.

O organizador do evento, Rodrigo Mineiro, estava acompanhado do vereador Genásio. Segundo Rodrigo, a “Batalha de Passinhos” faz parte do projeto “Passinho da Mudança”, que conta com 220 jovens e adolescentes inscritos, moradores de localidades como Morro do Coco, Ururaí, etc. O objetivo é retirá-los das ruas e oferecer oportunidades por meio da dança.

As reuniões do projeto acontecem todas às quartas e quintas-feiras, das 15h às 19h, no Teatro de Bolso. Nas reuniões são ministradas palestras educativas e a meta é oferecer cursos profissionalizantes.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Marcelo Freimam, justificou a atitude dos policiais e disse que a PM não tinha sido informada sobre o evento. Quanto ao fuzil, o comandante se limitou a responder que “os policiais não sabiam do que se tratava a movimentação”.

Teceira Via