quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Sincomércio de Itaperuna promove reunião para discutir a segurança no município

O Sindicato do Comércio Varejista de Itaperuna (Sincomércio) e região promoveu reunião na última terça-feira (18/02), para discutir questões referentes à segurança no município.

De acordo com Edmilson Ladeira, presidente do Sincomércio e subsecretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, o evento se fez necessário devido os inúmeros arrombamentos de estabelecimentos comerciais, furtos de veículos, estupros e sequestro que ocorreram recentemente na cidade. “Existe uma série de questões que nos preocupam e a sociedade está apreensiva, buscando respostas”, completa.


Dentre as autoridades presentes estava o Cel. Maurício Salles Rodrigues, responsável pelo 6° CPA – Comando de Policiamento de Área que compreende o (8°, 32°, 36° e 29ª) Batalhão. A unidade funciona como Comando Intermediário (Cmdo Itrm) entre o Comando-Geral da PM e os batalhões. De acordo com o Cel. Salles, o setor é responsável pelo planejamento, coordenação, organização e fiscalização na execução da atividade fim, além de mobilizar o policiamento em todas as cidades da região Norte e Noroeste Fluminense.

Durante o evento, representantes da Polícia Militar apresentaram dados estatísticos sobre Itaperuna e alguns números chamaram a atenção. Em janeiro de 2009 foram registrados 8 homicídios, enquanto que janeiro de 2014, apenas 1. Foram 6 tentativas de homicídios no mesmo período em 2009, já em 2014, apenas 1 tentativa. Os furtos em estabelecimentos comerciais aumentaram, foram 4 em janeiro de 2009 e 9 no mesmo período em 2014. Os roubos em estabelecimentos comerciais também cresceram, pois, em janeiro de 2009 foi registrado apenas 1 roubo, já em 2014 aconteceram 6 roubos no mesmo período.

Após a apresentação dos dados estatísticos, a reunião foi aberta à discussão e troca de experiências. O empresário Wilson Chequer, por exemplo, levantou a questão do medo que a sociedade tem em realizar algum tipo de denúncia. Ele ainda citou a necessidade de existir mais policiais nas ruas do município. Já o assessor da Secretaria Municipal de Governo, Paulo César ‘Contador’, representando o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão – PP), que se encontra em viagem oficial, disse que prefeitura está à disposição para somar forças e buscar soluções junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O Cel. Salles ressaltou a integração entre as polícias Militar e Civil e ratificou o compromisso em lutar sempre pela segurança dos cidadãos. “Nós também precisamos da colaboração da sociedade, da ajuda dos comerciantes, no sentido de instalar câmeras em suas empresas, bem como da prefeitura”, diz. Ele ainda destacou a reunião como legítimo exercício de cidadania e falou sobre o Disque Denúncia (22) 3822 1177, que tem ajudado a elucidar uma série de crimes.

BALANÇO POSITIVO
O presidente do Sincomércio, Edmilson Ladeira, disse que o balanço da reunião foi bastante positivo. “Nos encontramos aqui, com quem poderia nos dar respostas. Estamos cobrando por que a sociedade precisa de respostas. Viemos aqui para ajudar a encontrar soluções e agora, vamos formular documento, juntamente com as entidades empresariais e demais entidades presentes, na tentativa de buscar melhores condições de trabalho para as equipes da Delegacia Legal de Itaperuna e Polícia Militar”, reforça.
O documento irá constar o teor da reunião, bem como a necessidade de recuperação de viaturas das polícias Militar e Civil, além da aquisição de novos equipamentos de informática, aumento do número de policiais e demais solicitações. Esse documento será encaminhado o mais rápido possível ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A reunião foi realizada no auditório do Sincomércio e contou ainda com a presença das seguintes autoridades: Celso Nunes de Oliveira (secretário Municipal de Gabinete); Ereci Rosa (subprocurador Municipal); vereadores Luiz Roberto da Silva, o Cabecinha (PT) e Francisco José da Fonseca (PR); Márcio Caldas (delegado titular da 143ª DL de Itaperuna); representantes do Rotary Club e do Lions Clube, Fundação São José, Conselho Regional de Contabilidade, Paróquia São José do Avahy e FIRJAN; demais autoridades civis, militares e convidados.

Reunião ganha destaque em emissoras de TV - A reunião promovida pelo Sincomércio despertou a atenção de duas importantes emissoras de TV. A Rede Record enviou uma equipe para fazer a cobertura do evento. Já a Inter TV, afiliada à Rede Globo, convidou o presidente do Sincomércio a participar de entrevista durante o RJ Inter TV 1ª Edição, que irá ao ar na quarta-feira (19/02), às 12h.

Informação e Fotos: Agência Comuniqque