terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Posto de Urgência (PU) é reaberto em Itaperuna


A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reabriu na segunda-feira (03/02), o Posto de Urgência (PU). A população irá identificar de imediato, uma série de benfeitorias a fim de proporcionar melhor atendimento aos munícipes. O PU foi fechado no início de 2012 e, naquela oportunidade, esse acontecimento marcou de forma negativa as ações do setor de Saúde.

A atual administração municipal, preocupada em promover melhorias no setor, não poupou esforços para reestruturar o PU, agora, a população já pode usufruir os serviços oferecidos. O novo PU foi idealizado a fim de privilegiar a humanização do atendimento, tendo toda sua estrutura remodelada e, sua equipe de funcionários, capacitada a realizar serviços de qualidade.

Segundo a enfermeira Janaína Pereira Bastos, coordenadora do PU, o acolhimento ao paciente será uma das marcas registradas do posto. “Estamos trabalhando com a equipe no sentido de humanizarmos o setor. Vamos buscar cotidianamente a qualidade no atendimento. A atual administração não está poupando esforços para oferecer serviços de excelência à população”, diz Janaína.

Dentre as novidades do novo PU está a instalação do CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais), setor responsável pela aplicação de vacinas especiais, que é referência no Estado no Rio de Janeiro e, atua também, como referência na distribuição de imunobiológicos para as regiões Norte e Noroeste Fluminense. O CRIE funcionará 24 horas.

Os serviços de Odontologia serão realizados durante o dia (7h às 19h) e, após esse período, os atendimentos serão realizados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento - 24 horas). E por falar em UPA, a unidade continuará funcionando normalmente, atendendo os casos de classificação de risco (salas amarela e vermelha). A pediatria também funcionará na UPA.

O médico Luiz Vinícius de Andrade Hipólito, coordenador da UPA, reforçou a explicação sobre os serviços oferecidos pela UPA e PU. Segundo ele, a UPA continuará atendendo os casos de classificação de risco, além da pediatria. Já o PU ficará encarregado de atender os casos secundários. “O PU terá um serviço prático, funcional e eficiente, com ênfase especial a casos de hipertensão e diabetes”, diz.
Os profissionais que trabalham no PU foram orientados a informar os pacientes, sobre como vai funcionar o novo modelo de atendimento, ou seja, explicando se o atendimento será realizado no PU ou procedendo ao encaminhamento para a UPA.

CLASSIFICAÇÃO E HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
A nova administração da Secretaria de Saúde entende que o cidadão deve ser tratado com total respeito e trabalha incansavelmente pelas melhorias do setor. Durante o atendimento no PU, os pacientes serão classificados. Diabéticos e hipertensos, por exemplo, serão atendidos conforme especificações necessárias para cada tipo de doença. Ou seja, atendimento especializado, para pessoas que precisam de especial atenção.   
A humanização do atendimento é outra característica diferenciada que será implementada no PU, como já mencionado. Esse conceito de humanização tem sido trabalhado em outros setores da SMS e já virou símbolo da nova administração municipal. O paciente ao chegar no PU será acolhido por um profissional, que de imediato, fará o primeiro atendimento, aferindo a pressão arterial, identificando os primeiros sintomas e realizando o encaminhamento a outro profissional.

Centro de Hidratação - Outra novidade do PU será o Centro de Hidratação. Preocupada principalmente com casos de dengue, a SMS entendeu que seria de suma importância para o município, preparar um espaço adequado para essa finalidade. A sala de hidratação será montada com poltronas reclináveis, além de disponibilizar caixas de soro, remédios, aparelhos e demais artigos que irão proporcionar melhor atendimento.
“Na UPA já existe um Centro de Hidratação. No entanto, esse espaço montado no PU irá facilitar a vida das pessoas que residem nos bairros mais próximos à região central da cidade”, explica Neide Novaes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ela ainda disse que o PU vai proporcionar de imediato, a diminuição da demanda de urgência e emergência, no que diz respeito a primeiros socorros.      
O PU também vai contar com o serviço de ambulância. Serão duas ambulâncias à disposição do posto e o cidadão poderá solicitar o atendimento através do telefone 192.

DEPOIMENTOS
Para o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão (PP), a reabertura do PU é a ratificação do compromisso da atual administração, bem como, buscar melhorias para a população itaperunense. “Melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, sempre foi uma das prioridades do nosso governo. A reabertura do PU é mais uma conquista para o cidadão itaperunense”, garante Alfredão.
O secretário Municipal de Saúde, Juliano da Silva França, enalteceu o trabalho dos profissionais envolvidos diretamente com a reabertura do PU. “Nossa equipe se entregou de corpo e alma para providenciar as pendências que estavam faltando. Estão todos de parabéns pelo empenho e dedicação. Queremos o melhor para os nossos munícipes”, diz o secretário.
De acordo com o superintendente Municipal de Saúde, Dr. Elias Daruis, o cidadão que precisar de atendimento no PU será muito bem recepcionado. “A humanização é uma premissa essencial, que estamos desenvolvendo junto aos diversificados setores da Saúde. O PU foi repensado e remodelado para atender da melhor forma possível àqueles que necessitarem de atendimento. Estamos trabalhando com responsabilidade e transparência, a fim de alcançarmos outras vitórias”, finaliza Daruis.

INFORMAÇÃO E FOTOS
NICES/SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social