sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Secretaria de Saúde de Itaperuna investe em ações preventivas e educativas


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, RJ, investe em ações de caráter preventivo e educativo. Dessa forma, o setor busca minimizar o impacto com gastos e trabalha com a tentativa de evitar determinadas doenças.

Através do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social), a Secretaria disponibiliza profissionais que atuam junto às comunidades, escolas, empresas e afins, realizando uma série de atividades.

A “Saúde do Homem” é tema frequente de cuidados da SMS, que não tem medido esforços para alcançar o referido público. Recentemente foi realizada palestra para pacientes do CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas) e CAPS II. O evento aconteceu no salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Governador Roberto Silveira (CEHAB).

De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do NICES, a SMS está empenhada em realizar ações em múltiplos espaços.

– É de suma importância levarmos a Secretaria de Saúde até as pessoas. Essa é uma proposta do prefeito Alfredão, que se reúne constantemente com o secretário Juliano França e com o superintendente de Saúde Dr. Elias Daruis, a fim de traçar novos rumos para o setor. Em 2013, por exemplo, a Secretaria levou os seus serviços e seus profissionais para a feira livre [Beira Rio], para a Av. Cardoso Moreira, além de empresas e escolas - lembra Gesiney.
Já em relação à palestra ministrada aos pacientes do CAPS, o coordenador do NICES ressaltou a importância de o homem buscar atendimento especializado.


– O homem é bastante arredio! Dificilmente procura uma consulta médica ou realiza exames periodicamente. Nessa palestra nós ressaltamos a preocupação com saúde dos homens e falamos sobre algumas doenças, dentre elas enfarto, diabetes e câncer de próstata - diz.

Ainda de acordo com Gesiney Botelho, a solicitação de exames como PSA, triglicerídeos, colesterol e glicemia devem ser realizadas nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), nos bairros e distritos. Já a solicitação para teste rápido de hepatite B e C, além do teste de HIV, deve ser realizada no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.

O encontro com os pacientes do CAPS foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da parceria entre o NICES e equipes do CAPS, que ainda contou com a participação da pedagoga Gerlane.

Decom