segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Secretaria de Saúde de Itaperuna alerta população sobre combate ao mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, RJ, alerta a população sobre combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Durante a temporada de calor e chuva é necessário redobrar os cuidados. A Secretaria de Saúde convoca a todos para ajudar a eliminar os criadouros do mosquito.

De acordo com Heron Macedo, coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, a Secretaria vem realizando trabalhos preventivos e educativos, além de ações integradas de bloqueio nos casos confirmados e intensificação nas buscas dos depósitos a fim eliminá-los. “Para controlar a dengue, precisamos combater o mosquito. E para combater o mosquito, temos que acabar com a água parada”, reforça o coordenador.

Melhores informações sobre o mosquito transmissor da dengue, a doença, sintomas e outros, podem ser obtidas junto à Vigilância Ambiental em Saúde, através do telefone (22) 3824 5049.

COMO ELIMINAR OS FOCOS
Limpar e vedar os reservatórios e caixas d`água;
Retirar os recipientes que possam acumular água, como pneus, baldes, latas, pratos e vasos de plantas, mantendo-os protegidos das chuvas;
Limpar as calhas;
Colocar areia nos pratos e vasos de plantas;
Só cultivar plantas em areia;
Não permitir acúmulo de água por uma semana em lajes;
Manter vasos sanitários e outras estruturas que possam acumular água, fechados ou vedados.

IMPORTANTE
Se você tiver febre, dor de cabeça pelo corpo ou nos olhos, tonteiras e desânimo. Pode ser dengue. Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e beba bastante líquido.

ATENÇÃO
Dores abdominais, vômitos persistentes, pele pálida e fria, sangramentos, sonolência, agitação e confusão mental, são sinais de casos graves de dengue. Procure imediatamente uma unidade de saúde.

NICES/SMS