quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Reunião com secretários municipais de Agricultura do Noroeste Fluminense acontece em Itaperuna

O secretário de Agricultura de Itaperuna, Luiz Alberto Azevedo, promoveu um encontro com os secretários do setor da região Noroeste Fluminense. Dois temas conduziram a reunião: criação de uma comissão para defender as demandas da região Noroeste Fluminense na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a elaboração do Fundo Municipal de Agricultura. Os assuntos foram debatidos na sede da Secretaria do município.

Iniciando a reunião, Luiz Alberto agradeceu a presença de todos e esclareceu sobre a importância de ser criar a comissão que irá representar os interesses e as necessidades da região. Ele explicou também que o Fundo irá proporcionar recursos financeiros para trazer apoio às atividades agropecuárias, na forma de investimento nas comunidades rurais e de financiamento aos agricultores familiares.

Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais (Cresma), Magno Vicente, ressaltou a necessidade da criação da comissão para que o Secretário de Estado de Agricultura, Christino Áureo, possa atender as solicitações e auxiliar, ainda mais, o trabalhador do campo. Ele disse ainda que é importante iniciar um processo de descentralização econômica e política com maior participação dos estados e municípios nas decisões e no financiamento ao desenvolvimento rural.

O prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, esclareceu que o município não tem recurso financeiro suficiente para dar apoio ao desenvolvimento da agricultura e depende dos governos federal e estadual. “Apesar de o setor agropecuário nacional desempenhar importante papel para alavancar a economia, a nossa realidade é um pouco diferente e precisamos de união para obtermos mais atenção de outras esferas do nosso país”, disse o chefe do Executivo itaperunense.

O técnico em Agropecuária, Rogério Garcia, fez uma explicação da importância do regulamento do Serviço de Inspeção Sanitária Municipal (Sim) em cada cidade. Ele ressaltou a necessidade da fiscalização dos estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal. “Estão sujeito ao Sim todos os produtos, subprodutos e matéria-prima de origem animal, ovos, leite e derivados, peixes e insumos apícolas.

Ao término da reunião, os participantes lembraram do apoio que precisam fornecer para aumentar ainda mais o comércio dos produtos vindos da agricultura familiar.

Decom-Itaperuna