sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Itaperuna - Desfiles cívicos em distritos celebram a independência do Brasil

Para comemorar a data (7 de setembro) que marca a Independência do Brasil, desfiles cívicos acontecem nos distritos do município de Itaperuna. As homenagens começaram na última quarta-feira (04/09) e serão concluídas no próximo sábado, dia 7, com o tradicional desfile cívico-escolar-militar-comunitário na Avenida Cardoso Moreira.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão afirmou que este é um momento importante para todo o país.“Comemorar a Independência do Brasil é um ato solene, que os jovens precisam conhecer e respeitar, para construir sempre um país digno”, disse o chefe do Executivo itaperunense.

A secretária municipal de Educação, Maria Aparecida de Oliveira Vargas, ficou satisfeita com a união das escolas e com o trabalho desenvolvido: “Os desfiles apresentados para toda a população reforçam o nosso compromisso com uma educação de mais qualidade”.

NOSSA SENHORA DA PENHA

O primeiro distrito a realizar as atividades cívicas foi Nossa Senhora da Penha. A Escola Municipal José Rodrigues D’Almeida Graça mostrou a importância da água para a vida, citando a agricultura e a pesca, que são importantes fontes de renda para as famílias da localidade. A instituição atende crianças desde a pré-escola até o 5º ano. A banda de música da Escola Municipal Henriete Morineau participou de toda a solenidade. E também, abrilhantando o evento, estavam os alunos da Escola Municipal Professora Carolina Martinha Torres, localizada em Sapezal (zona rural de Itaperuna).

COMENDADOR VENÂNCIO

Na manhã desta quinta-feira (05/09) foi a vez dos jovens de Comendador Venâncio celebrarem o 7 de Setembro. O desfile cívico iniciou com a Escola Municipal Comendador Venâncio Garcia, que comemorou o centenário do poeta Vinícius de Moraes. Os alunos trouxeram faixas com trechos de canções famosas do artista, como “Tarde em Itapuã” e “Aquarela”.

Em seguida, desfilaram na rua central do distrito as crianças que estudam no Jardim de Infância Despertar. A instituição trabalha também com turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. As bandas Infanto-Juvenil Musiarte e a do 29º Batalhão da Polícia Militar abrilhantaram o desfile das crianças e professores da creche.

Encerrando as comemorações em Comendador Venâncio, o Colégio Estadual Nicolau Bastos Filho mostrou aos moradores e visitantes da localidade o orgulho em comemorar 53 anos de funcionamento da instituição. Os alunos desfilaram carregando estandartes dos projetos que acontecem na escola. Os atiradores do Tiro de Guerra 01-008 de Itaperuna encerraram o evento.

Decom-PMI