Agentes da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) realizaram na última segunda-feira (23), na cidade de Cambuci, no Noroeste Fluminense, uma operação no bairro Suburbano. Uma denúncia anônima indicou que no local estava sendo construído um aterro de 10 metros às margens de um curso d’água, conhecido como Valão Dantas.
De acordo com os agentes, o local faz parte de uma Área de Preservação Permanente (APP) e, para realizar qualquer tipo de construção, é necessário um licenciamento do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), o que não foi apresentado.
O responsável pela obra estava no local no momento da operação e foi encaminhado para a 142ª Delegacia de Polícia em Cambuci, onde vai responder por crime ambiental e deve ter que reparar o dano causado na região da APP.
Os polícias ambientais lembraram que qualquer interferência em regiões onde existam rios, córregos ou saídas d’água pode ser muito prejudicial em épocas de cheias, que se aproximam com o mês de novembro. Essas saídas d’água servem de escoamentos para as fortes chuvas no fim do ano.
Com informações do G1.