quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestantes querem que empresa Santa Lúcia baixe o preço da passagem de ônibus em Itaperuna



Nesta quarta-feira (26), aconteceu o quinto dia de protestos em Itaperuna, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Os manifestantes foram até a Câmara Municipal pedir a redução do preço da passagem de ônibus e o fim do monopólio do transporte coletivo na cidade. Segundo a Polícia Militar, cerca de mil pessoas foram até a câmara.

Depois de mais de meia hora de muita insistência, os vereadores se encontraram com os manifestantes em frente a Câmara. Os representantes do poder legislativo no município assinaram um termo de compromisso para que outras empresas possam atuar no transporte coletivo na cidade e disseram que irão se reunir com os organizadores do movimento, a empresa de ônibus e a prefeitura para tentar baixar a tarifa atual, de R$ 2,20.

"A gente não sabe se vai conseguir, mas vamos tentar trabalhar. A conquista que nós conseguimos foi em referência ao IFF. Os alunos dos IFF tinham perdido o direito de andar com a carteirinha e só podiam andar com dois passes diários. Agora, os estudantes poderão ter a carteirinha de volta”, disse o presidente da Câmara, Alexandre Pereira.

Segundo o presidente da Câmara de Itaperuna, os estudantes do IFF podem procurar a direção do instituto a partir desta quinta-feira para pegar a carteirinha de acesso ao transporte coletivo.
Início da manifestação

A concentração foi feita em frente a rodoviária de Itaperuna, onde alguns manifestantes pediram o apoio dos motoristas que passavam pelo local. Eles bloquearam a Avenida Cardoso Moreira, o trecho urbano da BR-356 e seguiram em caminhada. A medida em que avançava rumo à Câmara Municipal, a multidão crescia. Só quando chegou ao local, o número de manifestantes chegou a mil pessoas, segundo cálculo da Polícia Militar.
Fonte: G1/Fotos: Blog do Adilson Ribeiro