segunda-feira, 13 de maio de 2013

Operário cai de obra e é socorrido pelos Bombeiros ao Hospital São José do Avaí



No início da tarde desta segunda-feira (13/05) foi registrado o acidente envolvendo um trabalhador da construção civil em Itaperuna, Noroeste Fluminense.
O funcionário trabalhava em obra localizada no Bairro Boa Fortuna. O resgate do Corpo de Bombeiros do 21º GBM foi acionado e compareceu no local e socorreu a vítima até o Hospital São José do Avaí onde chegou com várias escoriações pelo corpo corpo e um hematoma na cabeça.



Os acidentes na construção civil são a segunda principal causa de internação no setor de ortopedia dos hospitais do país. Boa parte dos pacientes chega em estado grave.
Há 15 anos o Brasil tem normas que obrigam os funcionários da construção civil a seguir normas de segurança e usar equipamentos de proteção para evitar acidentes, mas eles continuam acontecendo. Em um ambiente que mistura objetos perigosos e altura, a chance de acontecer um problema muito grave é grande.

Como evitar acidentes em obras

- O local da obra deve ser isolado e muito bem sinalizado, principalmente no caso de pinturas e limpezas de fachada.
- Ter um responsável pela segurança na obra para orientar as crianças para não se aproximarem. Muitas vezes elas não sabem ler e interpretar sinalizações, ainda.
- Sempre ter sinalização com cartaz na área para deixar atentos os transeuntes.
- Os funcionários devem ter Equipamento de Proteção Individual. Se você contratou uma empreiteira, isto é obrigação dela. Observe este artigo da C.L.T.:

“Art. 166. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.”

- Verifique se a empresa contratada tem seguro contra acidentes para os empregados alocados.

Fonte: Rádio Gospel FM
Fotos: Repórter Renato Freitas/Blog do Adilson Ribeiro