Aconteceu na manhã desta quarta-feira (13) a 35ª Reunião do Conselho Comunitário de Itaperuna, na Escola Estadual Lyons Clube, na Rua Wagner Gomes da Silva, bairro Lions. Estiveram presentes: a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itaperuna, Maria das Graças Santos Magalhães; o comandante e coordenador militar da 29ª Área Integrada de Segurança Pública, tenente coronel Roberto de Oliveira; o secretário municipal de Agricultura, Luiz Alberto Martins Azevedo; a orientadora educacional, Magaly Ferreira Poubel Jardim; o presidente do Conselho Tutelar de Itaperuna, Adenilson Zacarias; o chefe da P\3, major Aluízio Freitas da Luz; 1º tenente Luciano da Silva Souza e da presidente da Funita, Esmeralda Bussad – representando o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues. O delegado titular da 143ª DL de Itaperuna, Dr. Márcio Caldas, que seria o palestrante, justificou sua ausência com antecedência.Na ocasião, vários assuntos foram tratados, dentre os mais importantes, a questão do trânsito no município. A presidente da Funita, Esmeralda Bussade, fez uso da palavra e pediu uma atenção especial principalmente com motocicletas com alteração no cano de descarga que acabam causando um barulho ensurdecedor e, na maioria das vezes, esses condutores exageram na velocidade. A falta de respeito no trânsito, principalmente quando pedestres iniciam a travessia com o semáforo fechado e abre rapidamente, e os condutores ficam impacientes não respeitando o termino da travessia.
Nesses casos, o comandante e coordenador militar da 29ª Área Integrada de Segurança Pública, tenente coronel Roberto de Oliveira, disse como é feito esse tipo de procedimento. “Temos dificuldades de fazer um acompanhamento mais minucioso pelo fato de termos outras demandas. Nossas viaturas realizam vários procedimentos criminais, o que exige um número grande do nosso efetivo. Mas saibam que a polícia tem trabalhado na medida do possível para coibir esse tipo de atitude. Essa questão é uma responsabilidade nossa juntamente com a prefeitura”, explicou.
Por fim, o tema foi Violência Doméstica – que seria o tema da palestra ministrada pelo delegado titular da 143ª DL Itaperuna, Dr. Marcio Caldas, entrou em pauta. Na oportunidade, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itaperuna, Maria das Graças Santos Magalhães, mencionou essa luta constante que, principalmente as mulheres passam. “Hoje, não sabemos se as mulheres são mais agredidas, ou, se elas tomaram mais coragem de denunciar os agressores. Muitos homens acham que as mulheres são de propriedade e muitas das vezes não aceitam uma possível separação. Outra preocupação e quando a mulher é ameaçada, caso haja denúncia do cônjuge”, avaliou.
A próxima reunião do Conselho Comunitário de Itaperuna será no dia 10 de abril, na Escola Municipal Henriete Amado, na Rua Tomé de Souza, no bairro Boa Fortuna.
por Adilson Ribeiro