Segundo Marcelo
Cotrim, superintendente regional do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Rio de Janeiro, a licitação para
fechar a cratera da BR-356 acontece em fevereiro. Após o processo,
ainda segundo Marcelo, as obras devem ser concluídas em até 40 dias. “Se
houver qualquer necessidade, vamos intervir naquele local para evitar
maiores problemas”, disse.
Na última
segunda-feira, a Defesa Civil de Campos vistoriou o trecho do
acostamento da BR-356 (Campos-São João da Barra) junto do Canal
Cambaíba, entre a saída da cidade, através da avenida Alberto Lamego e a
localidade de Martins Lage.
A cratera,
existente há mais de um ano e com mais de dois metros de profundidade e
cerca de quatro metros de largura, implica em risco de acidente de
graves proporções dado o fluxo intenso de veículos de passageiros em
decorrência das muitas empresas instaladas na região em função das obras
do superporto do Açu.
O afundamento da
margem da rodovia ocorreu no início de 2012, durante a enchente do Rio
Paraíba do Sul e, agora, com as últimas chuvas e com o nível do rio
subindo, o aterro da rodovia está cedendo no entorno da cratera, impondo
risco de acidente grave, levando-se em conta o grande fluxo naquele
trecho, como comenta o secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.
- Estivemos
vistoriando o local e nossos técnicos constataram que a erosão tem
aumentado e que parte da pista de rolamento está com fissuras
importantes. Isso é demonstração evidente que a cratera tem aumentado de
dimensão e que devido ao tráfego pesado e intenso de caminhões,
carretas pode estar provocando o desmoronamento do aterro, que é neste
momento um alto risco de acidente com grande proporção. Mais uma vez,
enviamos oficio ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e
Transporte), informando sobre o risco de acidente iminente no local, e
solicitamos providências - relatou.
Fonte: Folha da Manhã