quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dono da Casa de Saúde de Italva pode ser indiciado por vários crimes


O diretor da Casa de Saúde de Italva, Ronald Faria Crespo, também conhecido como Doutor Roninho,  candidato à prefeitura de Itaperuna, RJ, pode ser indiciado por crime de peculato, formação de quadrilha e falsidade ideológica. A afirmação é da Delegacia Fazendária da Polícia Civil e foi passada pela delegada Isabela Santoni. Ronald Faria é suspeito de cometer uma série de fraudes na Casa de Saúde Imaculada Conceição, em Italva, e pode ter que devolver cerca de R$ 8 milhões aos cofres públicos.
 
Segundo a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, a série de fraudes começou a ser descoberta durante uma fiscalização periódica nas prestações de contas das verbas que a instituição recebe do estado. No início do ano, a Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação (SAECA), constatou inconsistências nesta prestação de contas e solicitou uma auditoria na unidade. O processo foi iniciado em maio. A casa de Saúde de Italva é fiscalizada em paralelo pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Delegacia Fazendária da Polícia Civil.
“Há cerca de seis meses eu recebi um relatório preliminar da secretaria de Saúde informando sobre irregularidades apuradas durante uma auditoria na Casa de Saúde. Após ter esse relatório em mãos, instauramos o inquérito e abrimos a investigação. Foi feita uma busca e apreensão na clínica onde apreendemos vários documentos veiculados ao SUS e apuramos várias irregularidades”, disse a delegada Isabela Santoni.
A partir do cumprimento do mandado de busca de apreensão realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, em conjunto com a Delegacia Fazendária da Polícia Civil, foram analisados mais de 8 mil autorizações de internação hospitalar para tratamentos ou cirurgias e procedimentos ambulatoriais, além de prontuários, laudos de exames, livros de registro e a verificação de cadastro de funcionários especializados em procedimentos cobrados, como fisioterapia e ortopedia.
Com toda a documentação em mãos, a equipe de auditoria da Secretaria Estadual de Saúde iniciou um relatório que foi concluído na terça-feira (18) e afirma que a Casa de Saúde de Italva deve devolver cerca de R$ 8 milhões ao Fundo Nacional de Saúde, além de ser descredenciada do SUS.
Após a entrega do relatório à Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação (SAECA), na terça (18) foi feito o pedido de descredenciamento da unidade do SUS.
Delegacia Fazendária aguarda relatório para pedir prisão do diretor
O relatório da Secretaria Estadual de Saúde foi concluído na terça-feira (18), mas até a tarde de quarta (19), a delegada Isabela Santoni, da Delegacia Fazendária, não havia recebido o processo. Segundo ela, com o documento em mãos, o inquérito poderá ser concluído e Ronald Crespo, diretor da Casa de Saúde, indiciado.
“Assim que concluirmos a análise do material que temos em posse e recebermos os documentos da secretaria de Saúde, o responsável da Casa de Saúde vai ser indiciado e pode ser pedida a prisão dele. Já sabemos que outros médicos estão envolvidos no esquema e já constatamos várias fraudes”, concluiu a delegada.
"Doutor Roninho" afirma não saber do esquema e se diz vítima
Enquanto a Casa de Saúde continua com o atendimento suspenso e as denúncias contra o diretor do local ficam cada vez mais fortes, o principal envolvido no escândalo se esquiva e afirma ser vítima de perseguição política. Ronald Faria Crespo, aceitou dar entrevista exclusiva ao G1 por telefone. Ele atacou rivais políticos e alegou não saber do esquema de corrupção com o dinheiro público.
“A Casa de Saúde de Italva está fechada porque estou fazendo campanha politica em outra cidade e resolvi não atender por causa desse período político. Sobre as irregularidades, eu que pedi para o Ministério Público para que apure tudo o que estão falando sobre mim porque isso é armação. É perseguição política”.
Doutor Roninho ainda disse ter várias provas e testemunhas que comprovam sua inocência.
“Usavam o meu CNPJ para cobrar procedimentos que eu não realizei. Fiquei sabendo desse esquema só depois da auditoria que fizeram na Casa de Saúde. Antes eu não sabia de nada. Tenho várias provas e também testemunhas e vou apresentar tudo ao Ministério Público.”  

VEJA A CONCLUSÃO DO RELATÓRIO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE
RELATÓRIO CASA SAÚDE ITALVA  (Foto: Reprodução/Assessoria secretaria Estadual de Saúde)RELATÓRIO DA  CASA DE SAÚDE DE ITALVA (Foto: Reprodução/Assessoria secretaria Estadual de Saúde)

Fonte: G1 

Tags: Destaques