quarta-feira, 6 de junho de 2012

Varre-Sai participa do I Encontro de Saúde Ambiental do Noroeste Fluminense



Vigilância Sanitária de Varre-Sai palestra na III Semana do Meio Ambiente e Saúde na Faculdade Redentor em Itaperuna.


A Faculdade Redentor promoveu nos dias 31/05 a 05/06 o I Encontro de Saúde Ambiental do Noroeste Fluminense. O evento foi veiculado a Semana de Biologia que acontece anualmente nas dependências da faculdade e é coordenado pelo Professor Marcos Paulo Machado Thomé. O município de Varre-Sai foi patrocinador do evento e teve como representantes as biólogas Marilia Ramos da Silva Gonçalves e Maria Aparecida Faria Sales. Coordenadora da Vigilância Sanitária de Varre-Sai, Marília Ramos apresentou o trabalho desenvolvido no município em sua palestra. Para ela a atuação dos biólogos na saúde e educação é fundamental para uma mudança de paradigmas que precisa acontecer na área.

“Pretendo destacar aqui a atuação dos biólogos como agentes de saúde e também educativos. Em parceria com a FIOCRUZ ( Fundação Oswaldo Cruz) coletamos e analisamos espécies de caramujos encontrados no município. Os exemplares encontrados são responsáveis por doenças muitas vezes fatais, mas a análise realizada pela FIOCRUZ nos tranqüilizou pois estavam todos negativados para as doenças. Até o caramujo africano (achatina fulica) também foi encontrado e conforme todas as outras análises, também foi negativado. Explicou Marilia.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, Varre-Sai foi o primeiro município que firmou parceria com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) para capacitação de agentes comunitários em saúde ambiental. Para a Coordenadora da Vigilância Sanitária Marília, essa parceria é de extrema importância pois é necessário que as pessoas estejam informadas sobre o assunto para exercerem suas atividades como devem.

“A FUNASA capacitou os agentes comunitários municipais para que eles possam ser multiplicadores do processo educativo. Assim como as crianças, que são os mais importantes preservadores do meio ambiente,  precisamos conscientizar efetivamente os profissionais de beleza como manicures, esteticistas, cabeleireiros sobre o quanto é importante a higienização dos materiais utilizados em seu trabalho para a não propagação de muitas doenças. O trabalho realizado pelos agentes comunitários foi alvo de uma moção de congratulações expedida pela Câmara Municipal com este fim. Conta a Coordenadora.

O Estande montado pela prefeitura permaneceu durante toda a semana do evento oferecendo degustação do café Patusco e Vargas, vinhos e licores das adegas Rodolphi, Bendia e Pelegrini. O Orquidário Purificate contribuiu com a doação de  bromélias. O Orquidário Porfírio Gregório disponibilizou exemplares para a exposição. Mudas de árvores nativas da Mata Atlântica também foram ofertadas aos visitantes. 

Para a Bióloga Maria Aparecida Faria Sales o trabalho desenvolvido pelos orquidários de Varre-Sai é singular.  “É importante destacar que é feito em Varre-Sai a micropopagação artificial de orquídeas. Nesse trabalho é criado um ambiente favorável para a propagação das mudas até que elas atinjam o tamanho ideal para serem transplantadas para vasos e seguirem seu curso natural da evolução biológica.” Detalha a Bióloga.

O prefeito Everardo Ferreira prestigiou o evento que teve como parceiras as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura.
DECOM/Varre-Sai
Cristiane Abib