quinta-feira, 21 de março de 2013

Justiça decreta prisão preventiva de presos na Operação Apocalipse



O juiz Marcelo Feres Bressan, em exercício na comarca de São Fidélis expediu nesta quarta-feira (20/03), mandado de prisão preventiva contra os 30 presos durante a Operação Apocalipse. Eles foram acusados por tráfico e associação e devem ficar presos, na Cadeia Pública em Campos  até o julgamento.

Segundo o delegado Rodrigo Maia que coordenou a operação, a Polícia Civil juntou provas como depoimentos, fotos e vídeos que foram encaminhados à justiça.

“A  operação foi um grande golpe ao tráfico de São Fidélis, desarticulamos uma grande quadrilha na cidade. O quiosque que interditamos continua fechado pela justiça”, disse o delegado que também falou que o trabalho de combate ao tráfico vai continuar sendo realizado na cidade.

OPERAÇÃO APOCALIPSE

A Operação Apocalipse foi deflagrada na madrugada do dia 21 de fevereiro com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas em vários pontos do município de São Fidélis, tendo como foco principal a comunidade da Chatuba, no Bairro Usina e do conjunto habitacional popular. A ação contou com cerca de 200 policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), 18ª Delegacia Legal da Praça da Bandeira, além das Delegacias de Roubo e Furtos (DRF), Roubo de Automóveis (DRFA), Delegacia da Mulher de São Gonçalo (DEAM), Delegacia de Homicídios (DH), Polinter e Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI).

Foram expedidos mandados de prisão contra cinco chefes do tráfico, sete gerentes e outros 20 envolvidos na comercialização das drogas, chamados de vapor. Destes, cinco mulheres e 20 homens foram presos. Eles foram levados para a Cadeia Pública de Campos, Dalton Crespo de Castro e para o Presídio Feminino Carlos Tinoco da Fonseca.

No dia seguinte à operação, Elbo dos Santos Leite, mais conhecido como Playboy, foi o 26º preso em Campos após uma denúncia anônima. Depois deste ainda permaneceram foragidos outros quatro suspeitos: Felipe da Silva Souza (Felipão ou Felipó); Carlos Fabiano da Silva (Pé de Galinha); Alan Patick de Alvarenga Panisset e Brendo Nascimento Carneiro (Brendo Cavaco).Foram expedidos mandados de prisão contra cinco chefes do tráfico, sete gerentes e outros 20 envolvidos na comercialização das drogas, chamados de vapor. Destes, cinco mulheres e 20 homens foram presos. Eles foram levados para a Cadeia Pública de Campos, Dalton Crespo de Castro e para o Presídio Feminino Carlos Tinoco da Fonseca.

Quatro dias depois, Carlos Fabiano da Silva (Pé de Galinha) se entregou na 141ª Delegacia Legal (São Fidélis) e no dia seguinte mais dois foragidos, Breno Nascimento Carneiro, de 25 anos, vulgo "Breno do Cavaco" e Leonardo Nascimento Gama, vulgo "Leo" se entregaram. Com 29 presos restaram apenas dois foragidos, Felipe da Silva, vulgo "Felipó" e Alan Patrick Alvarenga Panisset.

Alan Patick foi preso na tarde do dia sete de março, na comunidade Preventório, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo informações do delegado titular da 141ª Delegacia de Polícia, Rodrigo Maia, a localização de Alan foi possível após um levantamento do serviço de inteligência da Polícia Civil e também de informações passadas pelo disque denúncia. Alan estava escondido na casa de uma tia.

Finalmente no dia oito de março, Felipe da Silva Souza, mais conhecido como Felipó, foi preso na comunidade Mutuapira, em São Gonçalo, onde estava morando desde que fugiu de São Fidélis, quando foi realizada a Operação Apocalipse. Apontado como um dos chefes do tráfico, o suspeito estava dormindo na casa de amigos quando foi surpreendido pelos policiais civis do servido de inteligência da 141ª Delegacia de Polícia. 

LISTA DOS MANDADOS DE PRISÃO

1- Jeferson Rodrigo Guimarães Fabiano (Chefão)

2- Ruliana Silva de Jesus

3- Giany Cristina Orácio Rangel

4- Alan Patick de Alvarenga Panisset

5- Edinalva Silva de Jesus (Diná)

6- Darlan de Jesus Souza (Kilinho)

7- José do Nascimento Neto (Neto Cachorrão)

8- Carlos Fabiano da Silva (Pé de Galinha)

9- Joel Barcelos Ferreira (Julinho Bolinha)

10- Luciano Ferreira dos Santos

11- Gerônimo do Oliveira Lima

12- Tiago Clemente Borges (Sapinho)

13- Antônio Carlos Clemente Borges

14- Marcelo Caio Carvalho (Marcelo Bodinho)

15- José Márcio Ribeiro Nascimento (Rato)

16- Brendo Nascimento Carneiro (Brendo Cavaco)

17- Maxsuel Dias Areas (Nick)

18- Felipe da Silva Souza (Felipão ou Felipó)

19- Luis Cláudio da Silva (Chê)

20- Marco Aurélio Faria Carvalho

21- Jeferson Pereira da Silva (Jefinho)

22- Antônio Carlos Pessanha (Afonso)

23- Valdinei da Silva (Neguinho)

24- Eduylyo Alexander Barros Terra (Eduylyo)

25- Elbo dos Santos Leite (Playboy)

26- José Carlos Ferreira Faria (Zé Carlos)

27- Cláudio Henrique Barcelos Cora (Henrique Capacete)

28- Leonardo Nascimento Gama (Léo)

29-Simone Pereira dos Santos

30- Jean Dias Pereira (Jeanzinho)

Além de quatro menores. 

Fonte: Ururau