Em nota distribuída à imprensa nesta quinta-feira (04), o diretório local do Partido dos Trbalhadores(PT), informou que o Hospital Natividade, foi condenado a indenizar o ex-vice prefeito de Natividade, Francisco Martins, o Chico da Saúde.
Francisco, que disputou as eleições municipais do ano passado, era funcionário da instituição.
O Portal Natividade entrou em contato com o administrador da unidade, Denilson Gomes, que confirmou a condenação, que segundo ele é referente a rescisão contratual para baixa de carteira e encerramento de vínculo empregatício. Ainda segundo Gomes, a indenização no valor de R$ 8 mil, será paga em prestações de R$ 1 mil/mensais.
Segue a nota do diretório local do PT:
O Juiz do Trabalho Gilberto Garcia da Silva, responsabilizou o Hospital de Natividade por Danos Morais em ação impetrada no Tribunal Regional do Trabalho pelo ex-funcionário do Hospital de Natividade Francisco José Martins Bohrer – Chico da Saúde.
A ação questionava a jornada de trabalho e solicitava seu desligamento do quadro da instituição, sendo julgada em audiência realizada no ultimo dia 27 de junho na Vara do Trabalho em Itaperuna, onde o reclamante Sr. Francisco Bohrer – Chico da Saúde, teve seu direito reconhecido pela direção do Hospital, além do reconhecimento de carga horária de 20hs semanais. Na mesma ação o Hospital de Natividade foi multado por Danos Morais.
Francisco foi contratado em 1990, inicialmente como enfermeiro e ocupava nos últimos anos a função de Assessor de Diretoria, trabalhando em horários flexíveis de acordo com a necessidade do serviço, já que à época da contratação era o único profissional da categoria na instituição.
O fato ganhou as ruas nessa semana após o pronunciamento da Vereadora Dra Ivete na câmara. A vereadora lembrou ainda, que todas as ações envolvendo a CPI movida pela câmara de vereadores foram derrotadas o que demonstrou claramente, que a casa acabou sendo usada na construção de um projeto político em favor do grupo governista.
Em 2012, o Hospital forneceu a Prefeitura de Natividade documento que apontava que Francisco, à época Vice-Prefeito, teria uma carga horária de 40 horas semanais na instituição. Tal fato, associado a outras questões, desencadeou uma série de problemas e culminou em procedimento administrativo no órgão municipal, para apuração das supostas irregularidades.
O procedimento acabou na abertura de uma CPI na Câmara de Vereadores de Natividade, que foi interrompida por determinação judicial, após a constatação de diversas irregularidades em seu funcionamento.
A abertura de CPI acabou gerando um grave fato político que foi utilizado incessantemente pelo atual prefeito na disputa eleitoral e publicado em diversos meios de comunicação impressos do noroeste e também através da internet. O servidor Público Francisco Bohrer – Chico da Saúde foi candidato a Prefeito nas eleições de 2012 em Natividade e o fato acabou prejudicando seu desempenho na campanha eleitoral.
Vanderson Garcia