
A integrante do Grupo de Avaliação Independente de Projetos Ambientais, veio de Washington (EUA), para saber os resultados e percepções dos agricultores sobre a primeira fase do Programa Rio Rural que recebeu apoio do fundo ambiental do Banco Mundial – GEF( Global Environment Facility).
Um dos interesses do Banco Mundial no município é conhecer o engajamento dos agricultores no Programa, e saber deles se realmente estão aderindo à questão ambiental ou se encaram o programa apenas como uma questão econômica.
Foi destacada durante a reunião a questão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) que recebeu grande incentivo do poder público, mobilização dos produtores rurais e o apoio da Prefeitura ao Programa Rio Rural.
O coordenador de gestão de Informação do Programa Rio Rural ressaltou que durante a visita está sendo verificada a situação dos produtores sem o Programa Rio Rural, os impactos ocasionados pelo programa e a possibilidade das ações sem o programa.
“O trabalho em Varre-Sai é inovador porque esse tipo de iniciativa é difícil de encontrar, principalmente envolvendo agricultores familiares na preservação ambiental, geralmente essa modalidade de preservação é de agricultores que não vivem na cidade e não dependem da terra para sobrevivência”, disse.
Marcelo Costa destacou ainda o fato de Varre-Sai conseguir unir o Poder Público e agricultores no trabalho de preservação ambiental.
“Destaco a iniciativa do Poder Público no desenvolvimento da legislação municipal para o repasse do ICMS Verde, direcionando 60% do imposto aos agricultores”, lembrou.
Para o prefeito de Varre-Sai, Everardo Ferreira, a visita foi muito importante para que pudessem conhecer os resultados da parceria desenvolvida no município.
“Eles puderam ver que a parceria aqui anda e não fica só no papel. E tiveram a oportunidade de visitar as propriedades e ver que os projetos estão sendo executados e ainda que temos o compromisso com a preservação ambiental, uma vez que saímos na frente criando a lei do ICMS Verde, como incentivo de preservação, além da lei da RPPN, colocando um profissional para fazer o levantamento topográfico de áreas e outros profissionais para colocar em prática a criação das RPPNs e para isso contamos com outras parcerias”, concluiu o prefeito.
Fonte:
Silaine Terra
Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Varre-Sai