Mauro de Souza/Carlos Grevi
Polícia Militar afirma que os índices estão sob controle
A criminalidade vem deixando a população preocupada em Campos. Do dia primeiro até a data desta quinta-feira (14/02) foram registrados dez homicídios na região, sendo oito na planície Goitacá e outros dois no município de São Francisco de Itabapoana. Somente nesta quinta, três homens foram assassinados em menos de uma hora em pontos distintos do Parque Cidade de Luz, próximo à usina de Furnas, em Guarus. Mesmo diante das situações, a Polícia Militar afirma que os índices estão sob controle.
A equipe do Site Ururau conversou com o subcomandante do 8° Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Sérgio Moura, que comentou que as ocorrências na área de Guarus, a princípio, se tratavam de crimes relacionados com disputa de poder pelo tráfico de drogas. As duas primeiras vítimas, segundo Sérgio, já teriam um histórico bastante extenso de envolvimento com alguns homicídios ocorridos na área e também por tráfico. Já a terceira, também teria envolvimento com tráfico de entorpecentes.
“Desde o ano passado já vínhamos fazendo diversas operações e incursões em Guarus, onde conseguimos reduzir os índices de criminalidade na região com resultados bem satisfatório. Embora, no final de 2012, onde ficamos com 10% acima do ano anterior de assassinatos, desde o segundo semestre do mesmo ano viemos reduzindo esses índices e continuamos mantendo”, frisou Moura.
O subcomandante ainda explicou que em janeiro de 2012 foram registrados 19 homicídios, e no mesmo período deste ano 18. “A gente entende que vem colhendo resultados precisos, mantendo sobre controle esses índices, e, consequentemente reduzindo essas ocorrências no município. Esse fato que ocorreu no Parque Cidade Luz, já tomamos medidas imediatas, e partir de hoje (quinta) estaremos empregando toda nossa atividade interna, além dos policiais que tiveram as férias suspensas durante o Carnaval”, comentou.
OCORRÊNCIAS NO CARNAVAL – De acordo com major Moura, antes do Carnaval ocorreu dois homicídios. Durante a folia foram cinco assassinatos e agora esses três. Segundo ele, no mesmo período do ano passado (do dia 1° à 14 de fevereiro) de 2012, foram contabilizados 10 homicídios.
“Na verdade até o final do carnaval do ano passado foram 10 assassinatos e este ano tivemos sete (os três últimos foram depois dos festejos), uma redução de 30% com relação ao ano anterior. Dos cinco homicídios que ocorreram, na região, apenas um foi em local de eventos carnavalescos, que foi no litoral de Santa Clara, em São Francisco, os demais (Farol de São Tomé, Lagoa de Cima e Tira Gosto, onde uma jovem foi alvejada após comprar um celular de um olheiro do tráfico), a princípio estão relacionados com o tráfico de drogas. E o caso da mulher ao lado da Catedral seria caso de desavenças, já que a vítima teria diversas inimizades, pontuou Moura acrescentando:
“Na primeira ocorrência em Santa Clara, as guarnições que estavam presentes no local conseguiram apreender dois menores que teriam participação no crime. E duas vítimas tiveram envolvimento no tiroteio, inclusive, ambos ficavam se auto acusando. Também reforçamos o policiamento no local, a fim de se evitar um desdobramento dessa situação, mas, infelizmente não foi possível”.
O policial ainda mencionou que, quando ocorre um fato como este, num local aglomerado de pessoas, a primeira preocupação dos agentes é não tomar nenhuma atitude que venha ampliar o problema, para que outras pessoas não ficassem expostas a mesma situação de perigo das outras vítimas.
“Nós já conseguimos identificar os autores e esperamos que em um curto prazo de tempo possamos (juntamente com a Polícia Civil) estar chegando as prisões desses elementos. A gente faz um planejamento e vamos monitorando os acontecimentos. De acordo com as necessidades e demandas vamos alocando os recursos e materiais. As ações que foram desencadeadas, a partir desses eventos, foram suficientes para que tudo transcorresse dentro da normalidade. Prova disto foi a segunda e terça-feira de carnaval, onde não tivemos nenhuma ocorrência”, concluiu o major.
BALANÇO DE CARNAVAL – Durante os quatro dias de folia foram registradas diversas ocorrências. De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 15 autos foram recuperados com quatro pessoas presas; 13 armas de fogo apreendidas com oito presos autuados por porte ilegal de arma; diversos talões de jogos de azar apreendidos com dois presos; aproximadamente 3 kg e 300g de drogas apreendidas com 46 presos; CDs e DVs apreendidos, além de 20 menores apreendidos por diversas ocorrências.