As muitas áreas de risco de Porciúncula, responsáveis por problemas constantes em caso de intempéries da natureza, serão devidamente mapeadas com o objetivo de apresentar às autoridades municipais um plano de prevenção de desastres geológicos.
No dia 11 de junho, uma equipe de geólogos da empresa Consultoria e Projetos Geológicos LTDA – TWG, sob a coordenação do geólogo João Batista dos Santos do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – DRM-RJ, reuniu-se com o prefeito e representantes das Secretarias municipais de Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente, Promoção Social para apresentar o programa de mapeamento das áreas de risco iminente do município de Porciúncula. Essa foi a primeira etapa do processo, que abrange ainda o conhecimento e fotografia local e aérea de cada ponto de risco, o mapeamento com sugestão de soluções e a apresentação pública do projeto.
Segundo o geólogo João Batista, o mapeamento vai ser produzido pelo DRM-RJ, para levantar informações sobre áreas de elevado riscos.
- O mapeamento vai detalhar as áreas mais propensas a sofrer algum tipo de desastre natural e a quantidade de casas em áreas de risco. O município contará ainda com consultoria especializada e o levantamento será sempre atualizado – esclareceu o gestor do programa.
O geólogo explica que cada foto será acompanhada de uma legenda com sugestão de plano preventivo específico para o controle dos desastres. Dessa forma o município terá como se preparar para um eventual desastre ambiental. Além disso, os geólogos vão apresentar ainda o lugar mais adequado para a expansão do município.
O Secretário de Defesa Civil, Welington Borchio, acompanhou todo o trabalho dos geólogos e disse que esse documento será muito importante nas ações de prevenção.
- O resultado dessa pesquisa será fundamental para nos auxiliar nas próximas ações, principalmente na hora de solicitar recursos para execução de obras junto às entidades governamentais. Com o documento, as autoridades municipais vão estar respaldadas diante de uma emergência - declarou ele.
O término do mapeamento do município está previsto para o mês de outubro. Após o fechamento, o documento vai ser entregue às autoridades municipais.
Informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Porciúncula