Acontece neste sábado, dia 16 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite. O NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde) e o setor de Imunização estão tomando todas as providências para que seja atingida a meta da cobertura vacinal determinada para Itaperuna. Todas as crianças de zero (0) a menores de cinco (5) anos devem tomar as gotinhas!
Os responsáveis por todas as crianças de 0 a menor de 5 anos devem comparecer à Unidade de Estratégia da Família (antigo PSF), mais perto de sua residência ou ir à Sala de Vacinação do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
Sebastião Miranda, coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), salientou que cada criança a ser vacinada deve estar de posse da sua caderneta de vacinação, para que os profissionais, no momento da aplicação da gotinha, possam ter o devido conhecimento sobre a rotina vacinal de cada criança, e assim poder estar atualizar as doses que estejam em atraso, caso seja necessário.
Segundo Gesiney Botelho, coordenador do NICES, a meta é vacinar 95% das crianças com idade de o a 4 anos, 11 meses e 29 dias , ou seja menor de cinco, de um total de mais de 4 mil crianças. “A vacina é oral e as crianças dentro da faixa etária, mesmo tendo recebido a aplicação anteriormente poderá receber a gotinha. A vacina confere uma eficácia de 90 a 95% com uma dose e proteção contra os sorotipos do poliovirus I, II, III. Por isso a importância de estarmos convocando todas as crianças neste dia D de vacinação anti poliomielite.O Brasil realiza este ano o 33º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 23º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990”, explica Gesiney.
Poliomielite ou Paralisia Infantil: é uma doença infecto-contagiosa viral aguda. Ela atinge principalmente crianças de até 5 anos e pode se caracterizar por paralisia, principalmente dos membros inferiores. A pólio pode deixar sequelas graves e, em alguns casos, levar à morte.
Como a doença age: a doença é transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. O vírus é carregado pelas fezes e pelas gotículas expelidas durante a fala, a tosse e o espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene pessoal e de saneamento na moradia e concentração de muitas crianças na mesma casa favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão pode ocorrer durante o período de incubação.
UNIDADES DE SAÚDE
O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e todas as Unidades de Estratégia da Família (antigo PSF), localizados em todos os bairros de Itaperuna, estarão vacinando no dia 16 de junho das 8h às 17h. É obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação.
SABADO É DIA DE VACINAÇÃO ANTI POLIO
Ação: Campanha Nacional de Vacinação Antipolio – DIA D
Alvo: crianças de 0 a menor de 5 anos
Data: 16 de Junho de 2012
Local: Centro de Saúde Dr. Raul Travassos e todos os Postos de Estratégia da Família de Itaperuna