quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Itaperuna recebe conferência sobre economia, política e tecnologia

A cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, recebe na próxima quinta-feira (10) às 19h a conferência “Macro e micro competitividade – efeitos da economia, política e tecnologia sobre as micro e pequenas empresas”, realizada pelo Sebrae/RJ. As inscrições podem ser realizadas pelo telefones (22) 3824-2020, 0800 570 0800 ou pelo e-mail rj-regiaonoroeste@rj.sebrae.com.br.

O objetivo do  projeto é apresentar o portal Sebrae Inteligência Setorial aos empresários de micro e pequenas empresas como uma fonte de informação. O programa monitora e oferece gratuitamente informações estratégicas validadas por especialistas sobre os setores de moda, turismo, construção civil, petróleo & gás e alimentos.

A cidade é a nona a receber a ação, que já passou pelos municípios como Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Teresópolis, e até o fim do ano pretende alcançar mais 15 municípios do interior do estado. A conferência ainda deve passar por Cabo Frio e Nova Friburgo, em datas e locais a serem divulgados. O conjunto dos municípios foi definido com base na maior interseção dos setores econômicos atualmente atendidos pelo programa.
Em três módulos, econômico (câmbio e inflação), político (legislação) e tecnológico (novas tecnologias), a conferência, que será ministrada pelo economista e consultor de empresas Augusto Franco, ex-dirigente do Sistema Firjan, vai abordar o impacto  positivo e negativo de informações estratégicas sobre micro e pequenos negócios.

Segundo Franco, o excesso de informações e a falta de critérios de seleção de conteúdos podem ser um risco para a estratégica de crescimento dos negócios. “Antigamente a maior dificuldade do mercado era a falta de informação, que provocava incertezas e aumentava a probabilidade de erro na gestão de qualquer empreendimento. Hoje temos um cenário oposto e um novo desafio: a falta de capacidade de processamento de tanta informação, principalmente nos pequenos negócios”, afirma.

O consultor adverte que o empresário precisa saber identificar conteúdos que realmente impactem em seu negócio e as fontes de credibilidade. “É fundamental se orientar por meio de informações relevantes e de qualidade. O empresário precisa estar atento às fontes oficiais e especializadas sobre o mercado em que ele atua. A tipicidade do seu mercado pode fazer com que o câmbio, por exemplo, tenha mais ou menos impacto no seu negócio.”

G1