terça-feira, 16 de junho de 2015

Greve no Judiciário Federal atinge Itaperuna


Os servidores do Judiciário Federal deflagraram greve por tempo indeterminado em vários estados brasileiros. A greve faz parte da mobilização nacional dos servidores do Judiciário Federal. O PLC 28/2015 que deveria ter sido aprovado no Senado no dia 10 junho, foi adiado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que alegou a falta da conclusão da negociação entre o governo federal e o Supremo Tribunal Federal quanto a disponibilidade orçamentária.
Os servidores do Judiciário Federal estão com os salários defasados há nove anos, acumulando uma inflação de mais de 60%. Nas greves de 48 horas e 72 horas, os servidores da Justiça Eleitoral, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal aderiram ao movimento paredista nacional.

O Sindicato da categoria já encaminhou as administrações dos tribunais expedientes sobre a deflagração da greve com a garantia do percentual mínimo de 30% do contingente dos servidores para a prestação dos serviços indispensáveis à sociedade, a serem definidos em comum acordo com a direção dos tribunais, sem prejuízo de, em situações excepcionais, de haver negociação revisional do referido percentual.

O Comando de Greve realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (15/6). O principal tema foi a organização da passeata marcada para esta quarta (17/06) no Centro do Rio pela aprovação do PLC 28/15. A concentração será na Candelária, a partir das 14h. A diretora do Sindicato Mariana Liria lembrou a importância dos servidores participarem vestindo preto para mostrar sua indignação e dar unidade ao visual. “A passeata precisa ser um diferencial em nossa mobilização”, exclamou.

O Sisejufe está garantindo o transporte das delegações oriunda de outras regiões. O sindicato também está incentivando a realização de atos locais nesta quarta-feira (17/06).

Em Itaperuna os servidores do Tribunal Regional do Trabalho ( 1ª Região) aderiram à greve e estão empenhados em fortalecer o movimento reunindo as Justiças do Trabalho, Eleitoral e Federal.

Avaliação

Os representantes locais relataram como estão as mobilizações fora da capital, avaliaram como está cada situação e o que é necessário para ampliar a adesão. O sindicato se comprometeu em garantir a infraestrutura em todo estado, bem como fazer visitas onde os servidores estão com dificuldade de aderir à greve. No próximo dia 22/06, quando a biometria será instalada em Belford Roxo, o Comando de Greve decidiu que estará presente para evitar o constrangimento de quem está paralisado.

Diretor do Sisejufe, Edson Mouta fez uma avaliação da greve nacional. “Nosso estado, com todas as nossas dificuldades, é o estado mais mobilizado”, afirma. Ele acredita que é preciso persistência para ampliar o movimento. Mariana destacou ainda que é o melhor nível de adesão nos últimos dez anos.

Fonte: O Diário do Noroeste - Foto: Jorge Luiz