O deputado estadual Jair Bittencourt fez uso da palavra na tribuna da Alerj nesta semana para falar sobre como tem sido este início dos trabalhos da Comissão de Saúde, que preside desde o dia 05 de março. Ele também aproveitou a ocasião para apresentar alguns problemas já verificados na área da Saúde e sinalizar soluções.
- Primeiramente quero parabenizar os deputados da Comissão de Saúde. Em nossa primeira reunião, de instalação da Comissão, reinou a descrença. Muitos achavam que a Comissão não iria funcionar por ter imensas dificuldades. Mas estamos construindo um panorama diferente. Por isso, dou meus parabéns aos deputados que compõem a Comissão pelo trabalho que vem sendo realizado, pela unidade buscada por todos. Temos a obrigação de trabalhar e representar bem o Poder Legislativo, e é nas Comissões que esse trabalho começa. A Comissão tem se demonstrado altamente aberta a receber as demandas de todos os segmentos da sociedade, de todos os partidos, de todos os interesses, e é assim que vamos conduzi-la – declarou o deputado.
Vacinas e combate à dengue são algumas das carências
Entre os assuntos já abordados na Casa e que Jair Bittencourt reafirmou a necessidade de providências está a questão das vacinas.
- É um absurdo o que está acontecendo no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Está faltando vacina para recém-nascido; está faltando vacina de BCG; estão faltando diversas vacinas por todo o Estado. Em vários municípios, crianças e idosos não estão sendo vacinados. Vários procedimentos na área de Saúde que deveriam estar sendo adotados, não estão - ressaltou.
Outra questão apresentada pelo deputado foi o combate à dengue. Segundo ele, muitas autoridades não tomam as providências necessárias, não fazem o que deveriam fazer, e a população vem pagando um alto preço com a grande incidência da doença em vários municípios. “Na Comissão estamos tomando providências, temos iniciado esse trabalho. Essa discussão vai chegar ao plenário em breve, com várias demandas, para que os Deputados tomem conhecimento e ajudem a Comissão”, disse.
Disque-Denúncia da Saúde
Jair Bittencourt comunicou a indicação para que seja criado um Disque-Denúncia da Saúde, um 0800, para que o cidadão tenha a oportunidade de fazer uma reclamação direta ou apresentar sua sugestão.
- As demandas que nos chegam são legítimas, mas a maioria delas vem da sociedade articulada, das entidades de classe, dos prestadores de serviços. Todas são legítimas, mas aquela que também precisamos ouvir, aquela que a Alerj tem a obrigação de dar resposta, é a demanda do cidadão do Estado do Rio de Janeiro, seja de um caso de pequena ou de grande gravidade. Encaminhamos o projeto do Disque-Denúncia e esperamos sua aprovação – afirmou o deputado estadual.
Ascom