terça-feira, 28 de maio de 2013

Prefeitura de Itaperuna promove reunião para esclarecer plano de inclusão social à pessoa com deficiência

Para garantir a articulação do Governo Federal, estados, Distrito Federal e municípios a favor de políticas públicas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade, mais de 15 ministérios se reuniram, ao lado do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), para desenhar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite e prevê um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014. Para apresentar este plano na região Noroeste Fluminense, a Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação de Itaperuna foi espaço para uma reunião técnica sobre o assunto na tarde desta terça-feira (28/05).

Assistentes sociais, funcionários da área da saúde e educação são o foco para aturem no desenvolvimento do sistema de inclusão em cada município. Em Itaperuna, o primeiro encontro aconteceu dando possibilidade para que a administração municipal possa focar na efetivação de seus quatros eixos: Acesso à educação, Inclusão Social, Acessibilidade e Atenção à saúde.

Para o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues – Alfredão é preciso tirar do papel as ideias e começar a estruturar as atividades. “O assunto tem muita importância. Não podemos deixar de dar atenção à pessoa com deficiência, sendo ela qual for. Todos têm direito a colocação no mercado de trabalho, atendimento na área da saúde e acesso à educação”, esclareceu o prefeito.

O secretário municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, Marcelo Ferreira da Silva reforçou a ideia de existir um trabalho em conjunto para que as pessoas com necessidades especiais possam ter grandes conquistas na vida e a inserção do plano no município irá fazer com que todos tenham benefícios.

O secretário municipal de Saúde, Juliano da Silva França falou que o sistema é novo para o município, mas que precisa ser visto com seriedade e que trata de um assunto importante para muitos itaperunenses, relacionando, inclusive, a saúde dos portadores de necessidades especiais.

SOBRE O PLANO

Pouco mais de um ano após o lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, oc orrido em 17 de novembro de 2011, as ações coordenadas do Governo Federal já começam a se tonar realidade na vida das pessoas com deficiência.

Resultado do compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada pelo país com equivalência de emenda constitucional, o Viver sem Limite prevê a implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência. O plano busca a equiparação de oportunidades para que a deficiência não seja usada como impedimento à realização dos sonhos e dos projetos, valorizando o protagonismo e as escolhas dos brasileiros com e sem deficiência.

(Colaborou: Secretaria de Direitos Humanos - Governo Federal)
Fonte: Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna
Fotos: Marcelo Nunes Pereira