quarta-feira, 1 de maio de 2013

No Noroeste, apenas um município segue em epidemia de dengue


Durante a 17ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 27 de abril) foram notificados 136.472 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 16 óbitos: Rio de Janeiro (6), Magé (1), Volta Redonda (1), Itaocara (1), Petrópolis (1), São Gonçalo (1), Duque de Caxias (1), São João de Meriti (1), Pinheiral (1), Valença (1) e Barra Mansa (1). Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios, até 13h, de 30 de abril de 2013.

Epidemia - Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 31 estão em epidemia. Um município da Região Serrana entrou na relação de epidemia. Por outro lado, sete municípios das regiões Metropolitana II, Noroeste Fluminense, Norte, Baía da Ilha Grande e Serrana saíram da listagem.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios:

Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, São Pedro D'Aldeia e Arraial do Cabo

Centro Sul Fluminense: Paracambi, Mendes e Vassouras. 

Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí, Rio das Flores, Resende, Barra Mansa e Piraí.

Noroeste Fluminense:  Bom Jesus do Itabapoana. 

Norte Fluminense: Carapebus e São Francisco de Itabapoana. 

Região da Baía da Ilha Grande: Mangaratiba e Paraty. 

Região Metropolitana I: Itaguaí

Região Metropolitana II: Itaboraí, Silva Jardim e São Gonçalo. 

Região Serrana: São José do Vale do Rio Preto, Cantagalo e Nova Friburgo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde