quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Operação Apocalipse: 17 homens e cinco mulheres presos em São Fidélis



Policiais civis de várias delegacias do Estado, participaram na manhã desta quinta-feira (21/02), da Operação Apocalipse, com o objetivo de desarticular o tráfico de drogas em vários pontos do município de São Fidélis, principalmente na comunidade da Chatuba, no Bairro Usina, no conjunto habitacional popular e em alguns pontos do Centro. Policiais do Core - Coordenadoria de Recursos Especiais - também participam da ação. 

Antes de seguir para São Fidélis, os policiais ficaram concentrados no ginásio do Automóvel Clube Fluminense, em Campos, onde após uma reunião com o delegado titular da 141ª Delegacia Legal, Rodrigo Maia, seguiram num comboio de cerca de 60 viaturas.

Participam da operação policiais das Delegacias de Roubo e Furtos (DRF), também de Roubo de Automóveis (DRFA), Delegacia da Mulher de São Gonçalo (DEAM), Delegacia de Homicídios (DH), Polinter e Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI).

Segundo o delegado Rodrigo Maia, foram expedidos mandados de prisão contra cinco chefes do tráfico, sete gerentes e outros 20 envolvidos na comercialização das drogas, chamados de vapor. Destes, cinco mulheres e 17 homens foram presos. Eles serão levados para a Cadeia Pública de Campos, Dalton Crespo de Castro e para o Presídio Feminino Carlos Tinoco da Fonseca. Em uma casa no Bairro do Matadouro, a polícia encontrou grande quantidade de droga. 

O delegado e equipes de policiais distribuíram cinco mil panfletos, por terra e também através do helicóptero, pedindo a população que denuncie traficantes e os esconderijos de drogas e armas, através do telefone, (22) 2758-1317. Também  foi colocado na porta da delegacia, um banner, com as fotos dos procurados. Segundo o delegado, os suspeitos se intitulam integrantes da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). 

Em entrevista o delegado Rodrigo Maia revelou que todos os presos e os suspeitos ainda foragidos tem envolvimento com o tráfico de drogas, nas comunidades da Usina, Chatuba, Ipuca e São Vicente de Paula. Dos 30 envolvidos, pelo menos 27 tem passagem pela polícia, já foram condenados ou ainda respondem a processos.

A operação contou com cerca de 200  policiais de diversas delegacias do estado e ainda apoio do Canil, com dois cães e apoio aéreo do helicóptero também da civil.

A população da cidade se concentrou em frente à 141ª e parabenizou os policiais que durante a ação distribuiu cinco mil panfletos com telefone para denúncia e durante a operação, a DP recebeu cerca de 100 ligações denunciando. Dois procurados foram detidos no meio do povo, em frente a 141ª.

Rodrigo frisou ainda que o tráfico no município, não tem ligação com a capital, mas sim com a comunidade da Tira Gosto, em Campos.

“Foi feita uma investigação durante quatro meses e todos estão envolvidos com o tráfico há mais de cinco anos. Foi um trabalho de inteligência da Polícia Civil e pode deflagrar isso que a princípio, não tem nada a ver com o crime na capital”.

Populares chegaram a dizer que teria um PM envolvido, mas o delegado esclareceu que um dos envolvidos seria irmão de um policial militar.

Rodrigo Maia fez questão de frisar que nenhum tiro foi disparado durante a operação. Ouviu-se apenas fogos de traficantes ou pessoas ligadas ao tráfico, na tentativa de sinalizar a chegada da polícia na comunidade da Chatuba.

LISTA DOS MANDADOS DE PRISÃO

1- Jeferson Rodrigo Guimarães Fabiano (Chefão)

2- Ruliana Silva de Jesus

3- Giany Cristina Orácio Rangel

4- Alan Patick de Alvarenga Panisset

5- Edinalva Silva de Jesus (Diná)

6- Darlan de Jesus Souza (Kilinho)

7- José do Nascimento Neto (Neto Cachorrão)

8- Carlos Fabiano da Silva (Pé de Galinha)

9- Joel Barcelos Ferreira (Julinho Bolinha)

10- Luciano Ferreira dos Santos

11- Gerônimo do Oliveira Lima

12- Tiago Clemente Borges (Sapinho)

13- Antônio Carlos Clemente Borges

14- Marcelo Caio Carvalho (Marcelo Bodinho)

15- José Márcio Ribeiro Nascimento (Rato)

16- Brendo Nascimento Carneiro (Brendo Cavaco)

17- Maxsuel Dias Areas (Nick)

18- Felipe da Silva Souza (Felipão ou Felipó)

19- Luis Cláudio da Silva (Chê)

20- Marco Aurélio Faria Carvalho

21- Jeferson Pereira da Silva (Jefinho)

22- Antônio Carlos Pessanha (Afonso)

23- Valdinei da Silva (Neguinho)

24- Eduylyo Alexander Barros Terra (Eduylyo)

25- Elbo dos Santos Leite (Playboy)

26- José Carlos Ferreira Faria (Zé Carlos)

27- Cláudio Henrique Barcelos Cora (Henrique Capacete)

28- Leonardo Nascimento Gama (Léo)

29-Simone Pereira dos Santos

30- Jean Dias Pereira (Jeanzinho)

E OUTROS QUATRO MENORES

Fonte: Ururau