quinta-feira, 24 de maio de 2012

Trecho da BR 356 em Três Vendas liberado até o fim de semana


O Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte) vai liberar depois de 120 dias um trecho da BR 356, em Três Vendas, localidade de Campos, o local foi interditado este ano por causa das chuvas.

Segundo o engenheiro do Dnit, Ronaldo Mansur, o trânsito vai ser liberado até o fim da semana. “Mesmo que continuem os serviços complementares fora da pista, se não chover a o trecho vai ser liberado, afirmou”.

A nova estrutura foi reforçada, um bueiro foi construído e a recomposição da pista refeita, o que deve garantir a segurança não só para quem passa, mas para quem mora próximo ao local, já que desta forma, quando as chuvas vierem o risco de alagamentos é menor.

Para ajudar a escoar a água do Rio Muriaé, o manilhamento feito embaixo do desvio será preservado.

Carlos Roberto Vieira, mora em três vendas e aguarda ansioso pela liberação do trecho.  “Vai melhorar muito, a gente fica mais tranquilo com a pista nova porque o risco de acidente é menor, sem falar, que não vamos ter nossas casas invadidas com enchente, na época da cheia”, disse.  

Apesar da obra, dois pontos próximos ao trecho recuperado ainda preocupam e podem romper. A manutenção é feita regularmente no local, mas o que se espera, é que a obra do trecho, de responsabilidade do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), fique pronta antes do fim do ano.

Segundo o INEA, a previsão de término das obras nas comportas é de um ano, mas o instituto quer reduzir o prazo para quatro meses, antes do período das chuvas.

Na época do rompimento dos diques, mais de 6 mil pessoas que moram nas comunidades de Três Vendas, Outeiro e Santa Bárbara, foram prejudicadas, além das perdas materiais houve prejuízo para a produção agropecuária.

Um desvio, construído pelo Dnit vem sendo utilizado, desde 16 de fevereiro.



Fonte:ururau