sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fundação Forma mais 78 Técnicos

A Fundação São José realizou esta semana a formatura de mais 78 alunos dos cursos técnicos de enfermagem, segurança do trabalho e química. Estes profissionais terão pela frente um mercado de cheio de oportunidades, alta empregabilidade e ótimos salários. O evento, realizado no auditório da instituição, reuniu familiares, representantes do corpo docente e o presidente da Fundação, José Carlos Martins.
Nos últimos anos, a demanda de profissionais e oportunidades no mercado de trabalho cresceu expressivamente. As organizações possuem excelentes vagas, mas desejam encontrar candidatos qualificados que possam desempenhar bem seu trabalho e, assim, construir uma equipe capaz, que se destaque no meio corporativo. Se antes qualificação era apenas sinônimo de experiência, este quadro teve grandes modificações. Estudar e se manter atualizado também se tornou requisito fundamental no dias de hoje. Há algum tempo, apenas os cursos de graduação abriam portas nas organizações. Porém, a necessidade fez com que muitos profissionais passassem a optar pelos cursos técnicos.
Para José Carlos Martins, presidente da Fundação, este tipo de curso vem sendo cada vez mais valorizado. “Hoje, com a evidente escassez de mão de obra qualificada em algumas áreas, percebemos uma valorização destes profissionais pelos empregadores. Nossos cursos são pautados na mais alta qualidade de ensino para que os alunos recebam a melhor qualificação. O reconhecimento que a Fundação tem no mercado de trabalho é a certeza de que estes profissionais terão uma carreira de sucesso”, afirma.
Mercado para profissionais técnicos cresce no Brasil
Além de serem reconhecidos por capacitar os profissionais para realizarem funções mais específicas, os cursos técnicos também apresentam possibilidades de rápido ingresso no mercado de trabalho. Segundo dados do Ministério da Educação – MEC, entre os anos de 2005 e 2009, as matrículas aumentaram cerca de 30%, chegando a 991.100 mil alunos.
O mercado está bem vasto e rico em possibilidades. Muitas empresas precisam de profissionais capacitados em diferentes áreas para atuar com presteza nos serviços. Um grande fator que tem motivado as pessoas a buscarem os cursos técnicos é que cada vez mais o mercado reconhece este profissional e, na maioria dos casos, oferece uma remuneração compatível ou até mesmo superior aos profissionais com terceiro grau completo. Além disso, outros fatores como qualificação e conhecimentos em idiomas, por exemplo, também passaram a influenciar no salário.
Assim como na graduação ou qualquer outra formação, escolher o curso correto é fundamental. A preocupação quanto à escolha do curso deve estar voltada, entre outros aspectos, para o reconhecimento da instituição, grade curricular, qualidade dos professores, tecnologias utilizadas e relação do curso com o mercado de trabalho.